UM OLHAR ALÉM DO HORIZONTE: PROJETO REALIZA INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA EM GOSTOSO

POR ALEX AMARAL
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

cartpgrafia
Instalação fotográfica contou com exposição na Praia da Xêpa.

O Centro de Cultura de Gostoso sediou, esta semana, a abertura oficial do projeto Câmara Clara – Cartografia do Afeto, que percorrerá 15 cidades do Rio Grande do Norte. O grupo promoveu vernissage, exposição e instalação fotográfica, além de minicurso de fotografia gratuito, que perdurou do dia 7 a 11 de março em nosso município.

Vernissage – Na segunda-feira, 7 de março, foi realizada a abertura oficial da exposição Cartografia do Afeto, com direito a café da manhã e imagens de três fotógrafos diferentes. Os profissionais envolvidos fizeram explanação sobre seu trabalho, como se deu a produção das fotografias e seu propósito.

Pedro Medeiros deu relatos do seu trabalho com fotografia

Exposição – O público pode conhecer um pouco mais do olhar de Pedro Medeiros, Paulo Fuga e Vanessa Trigueiro, que voltaram aos seus municípios de origem para registrar locais e pessoas das memórias de infância. Pedro viajou para Grossos, Paulo para Mossoró e Vanessa para Assú. O resultado das imagens é surpreendente e os relatos gravados em áudio, que se repetem durante todo o período da exposição em um sistema de som, deixam a coisa ainda mais interessante. Vale a pena conferir.

Exposição de fotografias.

Minicurso de Fotografia – Foi ofertada uma oficina de fotografia gratuita para alunos acima de 16 anos de idade e que possuam equipamento para registro de imagens digitais. A turma se reuniu entre os dias 8 e 10 de março, sempre no período da manhã, para obter mais conhecimento na área. A experiência dos profissionais envolvidos contribuiu bastante para o melhoramento do olhar da turma, onde muitos deles já mexem com fotografia. A oficina foi ministrada por Pedro Medeiros, com eventual participação de outros membros da equipe.

Instalação Fotográfica – Na tarde do dia 10, quinta-feira, foi realizada uma instalação fotográfica com as imagens produzidas pelos alunos do minicurso. A seleção foi feita por eles mesmos em conjunto com a equipe. As fotografias foram impressas em equipamento próprio e apresentadas ao grande público em exposição instalada no Terminal Turístico da Praia da Xepa. As pessoas da cidade, que prestigiaram o trabalho dos alunos, elogiaram bastante o resultado.

As três melhores imagens capturadas pelos aprendizes foram publicadas na Internet, no endereço fb.com/projetocamaraclara, e aberta à votação dos visitantes. A fotografia que receber mais curtidas figurará na exposição final do projeto a ser realizada em Natal. Essa atividade conta com o patrocínio da COSERN e do Governo do Estado por meio da Lei Câmara Cascudo, apoio local da Secretaria Municipal de Educação, Centro de Cultura de Gostoso e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.