UM OLHAR ALÉM DO HORIZONTE: PROJETO REALIZA INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA EM GOSTOSO

POR ALEX AMARAL
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

cartpgrafia
Instalação fotográfica contou com exposição na Praia da Xêpa.

O Centro de Cultura de Gostoso sediou, esta semana, a abertura oficial do projeto Câmara Clara – Cartografia do Afeto, que percorrerá 15 cidades do Rio Grande do Norte. O grupo promoveu vernissage, exposição e instalação fotográfica, além de minicurso de fotografia gratuito, que perdurou do dia 7 a 11 de março em nosso município.

Vernissage – Na segunda-feira, 7 de março, foi realizada a abertura oficial da exposição Cartografia do Afeto, com direito a café da manhã e imagens de três fotógrafos diferentes. Os profissionais envolvidos fizeram explanação sobre seu trabalho, como se deu a produção das fotografias e seu propósito.

Pedro Medeiros deu relatos do seu trabalho com fotografia

Exposição – O público pode conhecer um pouco mais do olhar de Pedro Medeiros, Paulo Fuga e Vanessa Trigueiro, que voltaram aos seus municípios de origem para registrar locais e pessoas das memórias de infância. Pedro viajou para Grossos, Paulo para Mossoró e Vanessa para Assú. O resultado das imagens é surpreendente e os relatos gravados em áudio, que se repetem durante todo o período da exposição em um sistema de som, deixam a coisa ainda mais interessante. Vale a pena conferir.

Exposição de fotografias.

Minicurso de Fotografia – Foi ofertada uma oficina de fotografia gratuita para alunos acima de 16 anos de idade e que possuam equipamento para registro de imagens digitais. A turma se reuniu entre os dias 8 e 10 de março, sempre no período da manhã, para obter mais conhecimento na área. A experiência dos profissionais envolvidos contribuiu bastante para o melhoramento do olhar da turma, onde muitos deles já mexem com fotografia. A oficina foi ministrada por Pedro Medeiros, com eventual participação de outros membros da equipe.

Instalação Fotográfica – Na tarde do dia 10, quinta-feira, foi realizada uma instalação fotográfica com as imagens produzidas pelos alunos do minicurso. A seleção foi feita por eles mesmos em conjunto com a equipe. As fotografias foram impressas em equipamento próprio e apresentadas ao grande público em exposição instalada no Terminal Turístico da Praia da Xepa. As pessoas da cidade, que prestigiaram o trabalho dos alunos, elogiaram bastante o resultado.

As três melhores imagens capturadas pelos aprendizes foram publicadas na Internet, no endereço fb.com/projetocamaraclara, e aberta à votação dos visitantes. A fotografia que receber mais curtidas figurará na exposição final do projeto a ser realizada em Natal. Essa atividade conta com o patrocínio da COSERN e do Governo do Estado por meio da Lei Câmara Cascudo, apoio local da Secretaria Municipal de Educação, Centro de Cultura de Gostoso e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.