O que causou o ‘céu de sangue’ no amanhecer de São Miguel do Gostoso desta segunda-feira (07)? Entenda

Segundo especialista, mudança de cor do céu é resultado da erupção de um vulcão no oceano Pacífico, que lançou partículas na atmosfera.

Por Igor Jácome G1/RN adaptado por Ailton Rodrigues

Céu avermelhado rendeu cliques de gostosenses (Foto: Éder Cardoso)

Gostosenses registraram um céu de cor vermelha e também com tons de rosa durante o nascer do sol desta segunda-feira (7). Imagens foram feitas em diferentes regiões da cidade e também em municípios do interior do Rio Grande do Norte.

A coloração avermelhada do céu vem sendo registrada há alguns dias em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco. Durante o fim de semana, também houve registros no RN.

Segundo o chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, a coloração é um dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico, no dia 15 de janeiro.

De acordo com o especialista, as partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Uma delas percorreu mais de 12 mil quilômetros e chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea. No Brasil, chegou primeiro ao Sul, passou pelo Sudeste e depois alcançou o Nordeste.

“Essas partículas, quando em contato com o raio do sol, mudam a cor do céu, porque absorvem a luz e emitem um outro comprimento de onda”, afirma Gilmar.

Gilmar Bristot mostra como ventos correntes de ar levaram partículas emitidas pelo vulcão Tonga até o litoral brasileiro — Foto: Reprodução/Emparn

Os tons variam entre rosado, avermelhado, até um pouco alaranjado, e ocorrem no amanhecer.

Ainda de acordo com Gilmar, o fenômeno ainda deverá ser percebido ao longo dos próximo dias, mas deve ser reduzido, inclusive por causa da ocorrência de chuvas.

“Pelas previsões, a circulação deverá normalizar e, entre o dia 10 e 15 (de fevereiro) nós teremos o retorno das chuvas e o efeito dessas partículas mudando a cor do céu deverá cessar”, pontua.

Nós continuamos de olho.

Original: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/02/07/potiguares-registram-ceu-vermelho-durante-o-nascer-do-sol-em-natal-e-no-interior-do-rn-entenda.ghtml

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).