GOSTOSO SEGUE TIBAU, PERMITE FESTA PRIVADA E CANCELA RÉVEILLON COM RECURSO PÚBLICO

Todavia decreto 120 prevê uma brecha onde eventos públicos poderão ser realizados desde que sejam “com recursos exclusivamente privados”.

POR AILTON RODRIGUES

Réveillon do Gostoso poderá ser realizado em Gostoso com apresentações de testes negativos de Covid-19.

Depois de tanta discussão a respeito das festividades de réveillon em São Miguel do Gostoso, foi publicado nesta segunda-feira (14) um decreto dando aval para realização da festa privada considerando, segundo o documento, que são “de grande importância e tradição para a localidade, para o turismo e para a geração de emprego e renda”.

O decreto 120 diz que festas gratuitas com recursos públicos estão canceladas, mas poderão até acontecer desde que sejam realizadas “com recursos exclusivamente privados”. Além disso, seguindo a mesma linha de Tibau do Sul, foi orientado que todos os que virão para a festa devem apresentar teste de Covid-19 negativo até 72 horas antes dos eventos.

Mais um detalhe é que a partir do dia 21 a barreira volta a ser reativada com dever de fiscalizar a entrada de munícipes, pessoas com vínculos no município ou com reservas pré-estabelecidas. Para concluir, fica estabelecido que o município é quem deve fazer a fiscalização de todos os pontos decretados.

Para contextualizar o embróglio, no dia 08 de dezembro o Ministério Público havia recomendado que os municípios de São Miguel do Gostoso, Touros e Rio do Fogo não promovessem festas, um dia depois, no dia 09 foi a vez do Governo do Estado do RN recomendar “a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa”. Natal, Maxaranguape e outros municípios, por exemplo, cancelaram todos seus eventos.

Em declaração dada ao portal Tribuna do Norte a Secretária de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares, disse que o Réveillon do Gostoso movimenta cerca de 15 milhões de reais e gera 300 empregos de forma direta e que na ocasião ainda aguardava qual seria a decisão da Prefeitura Municipal. A previsão naquele momento, ainda segundo a Tribuna, era da chegada de aproximadamente 2.500 pessoas à cidade.

No último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tinha até o dia 12 de dezembro 746 notificações de Covid-19: 253 casos confirmados com 232 pessoas recuperadas e 10 pessoas ainda doentes, além de 11 óbitos. 460 casos descartados e 33 pessoas estão como casos suspeitos.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).