Todavia decreto 120 prevê uma brecha onde eventos públicos poderão ser realizados desde que sejam “com recursos exclusivamente privados”.
POR AILTON RODRIGUES

Depois de tanta discussão a respeito das festividades de réveillon em São Miguel do Gostoso, foi publicado nesta segunda-feira (14) um decreto dando aval para realização da festa privada considerando, segundo o documento, que são “de grande importância e tradição para a localidade, para o turismo e para a geração de emprego e renda”.
O decreto 120 diz que festas gratuitas com recursos públicos estão canceladas, mas poderão até acontecer desde que sejam realizadas “com recursos exclusivamente privados”. Além disso, seguindo a mesma linha de Tibau do Sul, foi orientado que todos os que virão para a festa devem apresentar teste de Covid-19 negativo até 72 horas antes dos eventos.
Mais um detalhe é que a partir do dia 21 a barreira volta a ser reativada com dever de fiscalizar a entrada de munícipes, pessoas com vínculos no município ou com reservas pré-estabelecidas. Para concluir, fica estabelecido que o município é quem deve fazer a fiscalização de todos os pontos decretados.
Para contextualizar o embróglio, no dia 08 de dezembro o Ministério Público havia recomendado que os municípios de São Miguel do Gostoso, Touros e Rio do Fogo não promovessem festas, um dia depois, no dia 09 foi a vez do Governo do Estado do RN recomendar “a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa”. Natal, Maxaranguape e outros municípios, por exemplo, cancelaram todos seus eventos.
Em declaração dada ao portal Tribuna do Norte a Secretária de Turismo e Comunicação, Janielle Linhares, disse que o Réveillon do Gostoso movimenta cerca de 15 milhões de reais e gera 300 empregos de forma direta e que na ocasião ainda aguardava qual seria a decisão da Prefeitura Municipal. A previsão naquele momento, ainda segundo a Tribuna, era da chegada de aproximadamente 2.500 pessoas à cidade.
No último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tinha até o dia 12 de dezembro 746 notificações de Covid-19: 253 casos confirmados com 232 pessoas recuperadas e 10 pessoas ainda doentes, além de 11 óbitos. 460 casos descartados e 33 pessoas estão como casos suspeitos.
Nós continuamos de olho.
4 pensamentos
Os comentários estão encerrados.