Secretaria Municipal de Saúde diz que ampla maioria são de casos já curados, uma pessoa segue em recuperação e alerta permanece.
POR AILTON RODRIGUES

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta última sexta-feira (16) um número que liga o alerta sobre o aumento dos casos confirmados de Covid-19 no município. Foram 26 casos nos primeiros 16 dias do mês de outubro.
Se comparado com o mês de setembro, onde o município apenas registrou dois casos, o menor número desde o início da pandemia, a diferença chega a ter um aumento de mais de 100%.
O restante do boletim trazia 10 casos suspeitos e mais 279 casos descartados. Entre os confirmados 149 pessoas estão curadas, 01 segue em tratamento e 10 gostosenses perderam a vida em decorrência de complicações da doença.
CAMPANHAS ELEITORAIS PROMOVEM AGLOMERAÇÕES
As campanhas eleitorais podem ser um fator para o crescimento da incidência da Covid-19. O Ministério Público já havia emitido alerta para os partidos dos município de São Miguel do Gostoso e Touros no início da campanha para que evitem eventos e cumpram regras sanitárias durante o período eleitoral.
Apesar disso, caminhadas com grandes concentrações de pessoas na sede e distritos, além do acontecimento de duas carreatas com grande volume de público descumpriram todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas próprias entidades sanitárias.
Na ocasião, após a recomendação do MP, três – Jubenick (Solidariedade), Tiquinho (MDB) e Miguel Teixeira(PL) – dos quatro candidatos a prefeitura gostosense afirmaram ao Contador que cumpririam as recomendações, apenas Renato de Doquinha (PSD) não respondeu aos contatos da nossa redação. Mas não é o que foi visto na prática por nenhum deles.
Apesar disso, todos acabam sendo resguardados pela própria prefeitura que publicou o decreto 111 no dia 05 de setembro permitindo eventos de até 1000 pessoas já a partir do dia 03 de novembro. No dia 20 de outubro serão permitidos eventos com 700 pessoas.
Há também o alto fluxo do turismo, as pessoas estão mantendo uma alta rotatividade nas praias e na própria sede durante os finais de semana. Durante os últimos feriadões foram registrados volumes grandes de aglomerações de veículos e pessoas.
O Contador continua alertando que a pandemia não acabou. Use a máscara, o álcool gel e evite aglomerações.
Nós continuamos de olho.