COVID-19: COM 41 CONFIRMADOS, GOSTOSO MANTÊM MÉDIA DE QUASE DOIS CASOS POR DIA EM JUNHO

Notificações somam 165 e tem média de 5,3 por dia durante mês junino.

POR AILTON RODRIGUES

Praia do Tourinho em São Miguel do Gostoso.

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que São Miguel do Gostoso registrou mais quatro casos em comparação ao boletim anterior.

Completando os dados obtem-se 41 casos confirmados, 71 casos suspeitos e 53 descartados. Dentre os confirmados, 15 conseguiram se recuperar e 03 vieram a óbito. Ao todo são 165 notificações, 12 a mais que na quinta-feira.

No entanto, como já víamos alertando sobre a alta incidência no mês de junho, os números deixam mais evidente. Para comparar, a média diária de casos confirmados no mês de maio era de 0,06, ou seja, a cada cerca de 15 dias se registrava um caso. Agora em junho a média diária aumentou para 1,5, significa que a cada dois dias cerca de 3 casos são confirmados.

Ainda sobre o boletim, foi pedido que as pessoas busquem se cuidar independentemente de raça, credo e até de posição política. Apesar dos decretos publicados a cidade registra índices baixos de distanciamento social, no dia 25 de junho, por exemplo, a média foi de apenas 36,5%, muito aquém dos 70% recomendados e enquanto isso a ladeira da pandemia vai ficando mais alta.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).