Dados do Ministério Público do Rio Grande do Norte trazem números do distanciamento social no município e comprova uma queda nos números.
POR AILTON RODRIGUES

O portal Tô de Olho do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte é um dos mecanismos do governo que fornece dados diários sobre as porcentagens de distanciamento social nos municípios potiguares e ao consultar estes dados foi percebido que São Miguel do Gostoso voltou a registrar números abaixo dos 40%, justamente no aniversário do 50º dia que foi aplicado o primeiro decreto.
Os números preocupam visto que os boletins dos municípios vizinhos que são Touros e Parazinho registram casos confirmados e até um óbito, além de alguns casos suspeitos.
Fato é que o índice só havia estado tão baixo nos primeiros três dias após a aplicação do primeiro decreto no dia 18 de março (onde a porcentagem chegou a 38,2% no dia 20 de março) depois disso, o número só caiu dos 40% na terça-feira, dia 05 de maio, onde atingiu 36,5% e nesta última quarta-feira (06) o índice foi de 37,5%, data que marcou o 50º dia do decreto.
Antes disso, os gostosenses até mantiveram uma média acima dos 50% durante 28 dias, o que ainda é abaixo do ideal dos 60%, mas pelo menos significava que as vistorias policiais nos distritos, bem como a conscientização na sede ainda surtia algum efeito.
Apesar do apelo da Secretária Municipal de Saúde, Rose Vicente, para que os munícipes respeitem o decreto, há inúmeros relatos de pessoas públicas, bem como servidores da gestão municipal que também estão descumprindo as medidas.
O papel das lideranças nesse momento é de suma importância, porém, o que se observa é o descaso com as medidas de proteção. Não se pode ignorar os relatos de mobilizações políticas, farras e festas que vem ocorrendo. Essas ações desestimulam a população e indiretamente desautorizam o isolamento social, pois impõe mudanças na rotina das pessoas, enquanto as autoridades ignoram as próprias diretrizes.
Veja os dados por faixa percentual:
E OS FINAIS DE SEMANA?
Os finais de semana na cidade tiveram uma média acima dos 50%, todavia os últimos dois que foram o último de abril e o primeiro de maio foram os que tiveram menos adesão da população.
Inclusive nossos leitores chegaram a mandar para nossa redação cerca de 15 notificações em oito distritos, incluindo a sede, sobre pontos de aglomeração e os dados do MP/RN comprovaram que o dia 03 de maio foi o pior domingo de distanciamento social no município com apenas 48,3% da população respeitando as recomendações.
Veja as médias de distanciamento por final de semana:
Procuramos a Secretária de Turismo e Comunicação, Janiele Linhares, para falar sobre os números, mas não obtivemos resposta até a conclusão desta reportagem.
Nós continuamos de olho.