Por Iaslan Nascimento
Sabe aquele filme que vem silencioso e arrebata todo mundo, pois então, esse é o Parasita do Bong Joon-ho.
Parasita para mim e para muitos é o melhor filme do ano. O grande filme, com mais de uma gênero, e transitando entre eles de uma forma tão natural que surpreende. O jeito que o Bong Joon-ho constroi seus personagens, os cenários e as reviravoltas o coloca como um dos favoritos para ganhar como melhor diretor.
Existe uma certeza nesse Oscar, o prêmio de melhor filme estrangeiro parece certo já que já vem ganhando em outros premiações. Para os outros prêmios da noite ele entra como um dos favoritos e vai dar trabalho para nomes como: Tarantino (Era uma vez em Hollywood) , Sam Mendes (1917) e Scorsese (O Irlandês) (melhor diretor e melhor filme).
Parasita, é um filme com uma boa discussão ao falar sobre o preconceito ( o que pode ser um ponto bastante positivo na avaliação dos jurados.), a fotografia utilizada para mostrar os diferentes níveis sociais é incrível. Esse filme é um estudo da sociedade que pode se aplicar em qualquer lugar, não sendo exclusividade de Coreia do Sul, esse estudo é facilmente visto no Brasil nos EUA ou em qualquer lugar.
Os quesitos técnicos estão alinhados fazendo o filme ter tons de comédia na hora certa, drama e tensão sempre em momentos precisos, um filme divertido no começo, com bastante suspense no meio, e com o drama final.
A melhor coisa para mim foi ver esse filme sem ver trailer e/ou consumir nenhum conteúdo pois essa surpresa de não saber nada ajuda a deixar esse filme melhor.
No meu coração esse filme ganhar, melhor diretor, melhor filme estrangeiro e melhor filme.
Vaja o trailer se quiser, não aconselho, vá assistir sem ver, vai ser bem melhor!