APENAS 6 CANDIDATOS COMPARECEM AO DEBATE PARA CONSELHO TUTELAR EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Apesar de estar previsto em edital o debate destinado aos candidatos para o cargo Conselheiro Tutelar, apenas 6 dos 16 candidatos apareceram.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

WhatsApp Image 2019-09-25 at 22.54.58(1)
(da esq. à dir.) César Araújo, Daniel Martins, Cinthia Matos, Alaide Menezes, Maria das Dores e Auxiliadora Ribeiro (Foto: Ariclenes Silva)

No último dia 25 de setembro aconteceu o debate entre candidatos a vaga de conselheiro tutelar. O debate foi conduzido pela presidente da comissão eleitoral, Rissia Rodrigues, e ao presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Otoniel Baracho. O debate estava previsto já no edital de convocação das eleições, porém a comissão eleitoral e o público presente foram surpreendidos com a baixa participação dos candidatos.

Dos 16 candidatos que tiveram suas candidaturas registradas e homologadas, apenas 6 deles compareceram ao debate, menos da metade. Maria das Dores, Cinthia Matos, César Araújo, Auxiliadora Ribeiro, Daniel Martins e Alaide Menezes, foram os candidatos presentes que encararam quatro blocos de debate. O primeiro bloco se concentrou na apresentação dos candidatos, o segundo foi destinado a perguntas da plateia, onde foram disponibilizadas 10 inscrições, porém apenas 9 inscrições para perguntas. O terceiro bloco foi destinado a perguntas entre os conselheiros; os blocos 2 e 3 de perguntas abordaram sobre conhecimentos específicos como o papel do conselheiro tutelar , o atendimento nas comunidades rurais, o ação do Conselho Tutelar nas escolas, em festas e eventos e relação entre Conselho Tutelar, polícia e Ministério Público. O quarto bloco do debate foi destinado as considerações finais dos candidatos.

A equipe do CMDCA se mostrou decepcionada com a pouca participação mas reforçaram juntamente com os candidatos a importância daqueles momento, considerando o trabalho de relevância do Conselheiro Tutelar junto a comunidade e seu elo de comunicação junto ao Ministério Público.

WhatsApp Image 2019-09-25 at 22.55.03(1)
(ao centro) Rissia Rodrigues e Otoniel Baracho do CMDCA

Sobre a eleição para Conselheiro Tutelar

A eleição acontece nesse próximo domingo (06) das 8h às 17h na Escola Estadual Olímpia Teixeira. Todos os eleitores do município de São Miguel do Gostoso estarão concentrados em uma única escola que atenderá o publico com sete urnas organizadas em ordem alfabética. Assim como na eleição convencional para votar o eleitor necessita do titulo e de um documento de identificação com foto.

Diferente das eleições ordinárias não haverá presença da urna eletrônica, e teremos uma votação através de cédula de papel que disponibilizara o número e o nome de cada candidato.

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)