POR AILTON RODRIGUES

Um filme divertido que pode entreter e não deixar sua noite tão monótona é Oito Mulheres e Um Segredo (Ocean’s Eight). A fórmula masculina que compôs Onze Homens e Um Segredo (Ocean’s Eleven) é claramente repetida por Gary Ross e Olivia Milch ao escrever o roteiro deste longa carregado de estrelas, a começar pela protagonista Debbie Ocean, interpretada pela incrível Sandra Bullock.
Aparentemente o filme também trás a mensagem de que o lugar da mulher é onde ela quiser, afinal para o roubo do colar de 150 milhões de dólares em pleno baile do MET Gala é conduzido e executado apenas por mulheres. A frase emblemática que a própria Debbie cita no início da trama reforça essa tese:
“Se for Ele é notado, se for Ela é ignorada. E, pela primeira vez, queremos ser ignoradas“.
Contudo penso que o único problema do filme é não ser tão abrangente e profundo para poder destacar o poderio de interpretação que conta com Cate Blanchett (Lou), Mindy Kaling (Amita), Helena Bonham Carter (Rose Weil), Rihanna (Nine Ball), Awkawafina (Constance), Sarah Paulson (Tammy) e Anne Hathaway (Daphne Kluger).

Um exercício legal e divertido é poder pegar as semelhanças entre as versões estreladas pelos homens e pelas mulheres. Em uma das cenas, por exemplo, a própria Debbie Ocean senta em frente ao túmulo de seu irmão Danny Ocean (interpretado por George Clooney na franquia de 2001) o que coloca os filmes praticamente dentro da mesma franquia (ou um spin-off).
Recomendo sim você assistir ao filme, mas com aquele espírito de ver um “filme de Tela Quente” e se possível se entreter sem nenhum compromisso com detalhes técnicos.
OITO MULHERES E UM SEGREDO (OCEAN’S EIGHT)
- Ano: 2018.
- Duração: 100 min.
- Classificação: 14 anos.