Após apuração de 100% das urnas gostosense, a dobradinha do PT foi consagrada com maioria dos votos na cidade.
POR AILTON RODRIGUES
ANT. CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO/RN
Após o término do primeiro turno das eleições 2018, o TSE divulgou ainda na noite de domingo (07) o resultado da apuração por municípios e o domínio da dobradinha do Partido dos Trabalhadores no governo do estado, com Fátima Bezerra, e na presidência, com Fernando Haddad, foi marcante.
Para o maior cargo do país, os gostosenses preferiram Haddad (PT) com 58,32% o que equivale a 3.323 votos, o outro concorrente que vai ao segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL), foi o segundo mais votado na cidade com 21,60% das intenções (1.231 votos).
O detalhe é que Bolsonaro era apontado por algumas lideranças gostosenses que o apoiam como vitorioso na cidade, além disso, o candidato do PSL conta com a maioria da camada evangélica conservadora da cidade, como ficou evidente na carreata realizada para o candidato na última semana.
Os únicos presidenciáveis a não ter votos dos gostosenses foram Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU). Votos brancos somaram 119, nulos 490 e 1.218 pessoas resolveram não ir votar.
Veja o detalhe do desempenho dos demais candidatos abaixo:
PRESIDÊNCIA

Para o cargo de governo do estado o predomínio da candidata Fátima Bezerra (PT) também foi grande, foram pouco mais de mil votos de diferença para o segundo colocado na cidade, Robinson Faria (PSD), que é apoiado pelo prefeito e não conseguiu garantir vaga para o segundo turno.
O adversário da petista no segundo turno, Carlos Eduardo (PDT), recebeu 12,64% das intenções de votos gostosenses, o equivalente a 677 votos. Veja os números:
GOVERNADOR

BIOMETRIA FOI O DESTAQUE
A primeira eleição com 100% dos eleitores usando o sistema biométrico causou filas nas sessões gostosenses, os términos dos votos dos eleitores foi sendo esticado para às 19 horas, especialmente nos maiores colégios eleitorais do município (Antônio Conselheiro e Morros dos Martins).
Na Tabua ainda houve um leve contratempo com os fiscais e o policiamento, mas não atrapalhou o andamento da votação.
Nós continuamos de olho.