MORADORES IMPEDEM ABERTURA CLANDESTINA DA BARRA QUE CIRCUNDA A LAGOA DO CARDEIRO

Relatos dos moradores é de que um grupo de pessoas tentaram abrir a Barra que protege a Lagoa do Cardeiro de forma clandestina e ilegal.

POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN

WhatsApp Image 2018-07-11 at 13.42.40 (2)

O município de São Miguel do Gostoso amanheceu nesta quarta-feira (11) com uma triste surpresa aos arredores da Lagoa do Cardeiro: durante a madrugada algumas pessoas  tentaram abrir a Barra que protege a lagoa de forma clandestina.

Porém, as pessoas que fizeram este crime ambiental não esperavam que os moradores da cidade fizessem uma corrente e destruíssem o canal ilegal que escoaria a água da lagoa diretamente para o mar.

De acordo com relato de moradores da redondeza, um pequeno grupo de pessoas tentaram quebrar a Barra usando pás e ferramentas de escavação por volta de 1h30 da madrugada, mas não houveram declarações quando questionamos a identidade dos indivíduos, todavia ainda teve especulações que pousadeiros e empresários poderiam estar por trás do caso, mas sem nenhuma prova concreta.

WhatsApp Image 2018-07-11 at 13.42.40

Para reforçar a importância de deixar a lagoa cumprir seu ciclo natural, destacamos mais uma vez, uma declaração dada ao Contador pela integrante do IDEMA e uma espécie de conselheira ambiental do município Ana Marcelino:

“O correto é deixar que a dinâmica costeira atue naturalmente. Aquela barra já abriu outras vezes. A ocupação insistente na margem da lagoa, na APP, resulta, quando sobe o nível, em alagamentos.

A abertura de um canal poderá ter efeitos inesperados na linha de costa. Pessoalmente não sou favorável considerando o histórico e os recentes eventos extremos que mostrou uma maré forte modificando a linha de costa”, disse.

Veja um vídeo do momento em que os moradores estavam soterrando o canal clandestino:

O Contador vem acompanhando o caso da Lagoa do Cardeiro ao longo dos meses e na última terça-feira (10) publicou uma matéria apontando que os volumes elevados de chuva fizeram a lagoa encher consideravelmente, cogitando até que a Barra abriria de forma natural se continuar chovendo o que o Climatempo previu para o município durante a semana.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

 

 

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).