EPISÓDIO 01: Ô, SAUDADE!

#EuContadorEP01 – Série “Eu, Contador” começa os trabalhos com o depoimento de Dona Carmina, 92 anos, ex-moradora do Antônio Conselheiro e Frejó.

POR AILTON RODRIGUES
ANT. CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO.

4d88df11c5d0c37fe147eb1d94f1a06b
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem.

“Acordava cedinho, bem antes do sol nascer já estava batendo nas panelas para preparar o café, a tarefa do dia seria raspar mandioca… Eu gostava mesmo era de ir plantar.

Dentro da casa de farinha, eu tirava goma e raspava mandioca juntamente com minhas filhas e outras mulheres. No roçado eu plantava feijão, algodão, milho, macaxeira e jerimum (no meu roçado meus jerimuns não eram bons, ficavam “cheio de água”).

Quando era na época das castanhas todo mundo tinha função, alguns apanhavam, outros descastanhavam e outros ensacavam. Na verdade, eu juntava as mocinhas daquele tempo para trabalhar pra mim, elas queriam dinheiro para ir na festa do fim de ano de Touros e eu dava de acordo com a produção.

O que eu sei mesmo é que eu sinto falta desse tempo, as famílias eram mais unidas e não existia essas desavenças que a gente vê hoje (…) eu juntava todos os meus filhos pra comer sentados em um surrão que ficava estirado no chão, me sentia uma galinha cercada de pintinhos”.

***

A personagem desse primeiro episódio foi Dona Carmina uma ex-moradora do Frejó que hoje infelizmente já não está mais entre nós.

Nas vésperas de completar seus 92 anos (em 2016) ela havia dado este depoimento para nosso contador, Ailton Rodrigues. Apesar de na época não aparentar estar 100% saudável, ela conseguia se comunicar bem, andava e ainda fazia todos rirem com suas histórias e peripécias.

Dona Carmina faleceu no mesmo ano que nos contou esta história.

A série “Eu, Contador” é uma sequência de histórias e causos narrados por nossos leitores. Envie para nós a sua história, o seu causo, nos indique alguém! Mande mensagens para ocontador.causos@gmail.com.

O Contador está de olho na nossa gente. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).