NÃO FAÇA PIADA, NEM XINGUE UM ELEITOR DE BOLSONARO

POR FÁBIO CHAP

31353535_2201894143168935_2770301068158084857_n

Não faça piada, nem xingue um eleitor de Bolsonaro.

“Não sei quem é mais animal. Bolsonaro ou quem vota nele”

“Eleitor de Bolsonaro parece barata. Desculpa, não quis ofender as baratas, viu?”

Esse tipo de frase serve apenas pra alimentar o ego de quem as posta. Sabe o efeito prático disso? Ne-nhum. Aliás, o efeito prático é afastar de você os eleitores dele.

“Meu querido, é exatamente o que eu quero. Essa gente longe de mim. Minha saúde mental vem em primeiro lugar.”

Sabe o que acontece quando um eleitor de Jair se afasta de pessoas razoáveis? Ele se torna mais extremista ainda.

Não xingue um eleitor de Bolsonaro. Se tiver resistência emocional, seduza ele. Quem sabe ele entenda outros pontos de vista. Se não tiver essa força emocional, pelo menos não faça o desserviço de radicalizar ainda mais essas pessoas.

Vou te dar um exemplo bem fácil de entender a situação:

Sabe quando sua amiga/seu amigo começa a namorar alguém que você não gosta? Sabe, né? Agora me diz uma coisa. O que acontece se você começa a xingar o namorado/namorada dessa pessoa pra sua amiga/amigo?

Sua amiga/seu amigo vai se afastar de você e vai ficar cada vez mais sob influência da pessoa que você não gosta.

Com eleitor de Bolsonaro é a mesma coisa.

Me parece que quem fica xingando eleitor do cara não tá preocupado se ele vai ser eleito ou não. Tá mais preocupado em dar uma risadinha/ ficar bem na fita com os amigos do que fazer um esforço em nome de todos nós. Xingar seu familiar, seus amigos e desconhecido que votam no Jair só vai fazer essas pessoas estarem mais próximas das ideias dele e mais longe das suas.

Você tem que decidir se, nessa hora, seu papel é apagar o incêndio ou fazer piada das chamas.

Se prefere apagar, atraia esse eleitor pra boas conversas e bons debates. É difícil, eu sei bem, mas não é impossível. A maioria de quem está declarando voto nele não é porque tem uma fúria enorme dentro de si, mas porque acredita que alguém como ele pode mudar os rumos do país. As pessoas têm fetiche de autoritarismo. Adoram um mandão. E isso é muito diferente de terem corações carregados de ódio.

Mas, porém, contudo, entretanto, se você optar em fazer piada com o eleitor do cara, só não esqueça que, num cenário sem Lula, Jair Bolsonaro está em 1º lugar nas pesquisas.

Ele sendo eleito, vai ser tarde demais pra você se arrepender. Afinal, você decidiu fazer piada com gente que poderia até mudar de visão se você tivesse tido 10 minutos de paciência.

10 minutos de paciência.

**

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).