RESSACA MARÍTIMA E FORMAÇÃO DE MACEIÓS ENCANTAM MORADORES DE GOSTOSO

Fenômeno aconteceu nesta sexta-feira (02) após uma série de dias chuvosos, o Contador explica os motivos que motivaram o aparecimento dos maceiós que tomaram conta das redes sociais.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

OH0H2563
Ressaca aliada a formação de maceiós renderam belas imagens.

A sexta-feira (02) foi movimentada nas redes sociais dos moradores gostosenses, tudo porque foram dezenas de registros de um fenômeno que voltou a acontecer depois de aproximadamente 14 anos: a ressaca do mar em conjunto com a formação de maceiós na orla.

As longas extensões de água que formaram lagoas da Ponta do Santo Cristo até a Praia da Xepa tiveram muitos cliques e comentários nas redes sociais. Segundo os pescadores da redondeza a força da ressaca do mar não provocava a formação destes maceiós “gigantes” desde 2004.

Um vídeo do cinegrafista Rennan Castro também rendeu muitos comentários, pois as imagens panorâmicas realizadas com o RC Drone foram deslumbrantes. Você pode conferir clicando aqui.

Procuramos um especialista para desvendar as razões do fenômeno. Segundo o biólogo Natanael Avelino, um conjunto de fatores foram responsáveis para que tudo acontecesse com essa magnitude:

“A ressaca pode se justificar por vários fatores, pois estamos sob o efeito do La Niña, que está aquecendo o Atlântico, temos também o forte inverno no hemisfério norte aliado ao grande volume de chuvas que caiu nos últimos dias, além, é claro, da lua cheia”, declarou Natanael.

Ao analisar as imagens dos maceiós, Natanael Avelino, também nos falou que esses bancos de areia são ricos em oxigênio e de vidas microscópicas o que pode acarretar na proliferação de algas.

Nosso fotógrafo preferido, Ariclenes Silva, também registrou imagens do fenômeno. Confira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).