Obra tem prazo de 18 meses para ser realizada; Cerimônia que fechou a parceria estadual aconteceu no mês passado.
POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Uma cerimônia que aconteceu na última quinta-feira de junho (22/06) em São Miguel do Gostoso reuniu personalidades da política do RN e o governador do estado Robinson Faria para a assinatura da ordem de serviço para a obra de saneamento na cidade.
Sem dúvida foi um momento histórico para Gostoso e será uma das maiores obras em infraestrutura dos últimos anos, o investimento é de 25,3 milhões de reais com recursos provindos de empréstimo do Governo Cidadão.
“Trago hoje a ordem de serviço que vai mudar a realidade dessa cidade e dos municípios vizinhos. O saneamento impacta diretamente a saúde, meio ambiente e impulsiona o turismo, o que reflete em bem estar à população e traz segurança para turistas e investidores”, disse o governador.
Porém, algumas dúvidas surgiram entre os nossos leitores e nós procuramos, então responder algumas delas:
O QUE É SANEAMENTO BÁSICO?

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.
Vagner Araújo, secretário de Gestão e Projetos, lembrou na cerimônia que há dados estatísticos importantes com relação à saúde. “A cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 é economizado com saúde pública. Esse é um dado estatístico importante, porque as grandes vítimas são as crianças”, comenta.
Estudo do BNDES estima que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa, que também surte efeito no desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% a menos no rendimento escolar.
GOSTOSO SERÁ MESMO 100% SANEADO?
O anunciado pelos veículos de imprensa é que o município será 100% saneado, mas não foi esclarecido se todas as áreas rurais também estão inseridas no projeto. São cerca de 25 distritos que compõem a parte rural do município.
Até o momento o que apuramos é que apenas a sede será 100% saneada, mesmo assim a obra ainda é a maior em infraestrutura que o município realizará.
QUANDO COMEÇAM AS OBRAS?
Não foi disponibilizado nenhum calendário. A previsão para realização de toda a obra é de 18 meses, mas o responsável pelo projeto garantiu na solenidade que entregava o saneamento em apenas 12 meses (se conseguir o feito ele pediu em troca o título de cidadão gostosense).
- FONTES CONSULTADAS:
ROBERTO, Antônio. Saneamento básico chega a São Miguel do Gostoso, terceiro destino turístico do RN. 2017. Disponível em: <http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/87852> Acesso em: 28 jun. 2017.
Trata Brasil. O que é saneamento? 2017. Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/o-que-e-saneamento> Acesso em: 28 jun. 2017.