FINAL TITULAR DO INTERIORZÃO TRAZ ATAQUES PODEROSOS; FLA FINALIZA MUITO, PALMEIRAS TEM DEFESA IMPENETRÁVEL

Final do Interiorzão traz dois dos melhores ataques da competição, por outro lado o Palmeiras tem a melhor defesa e ainda não sofreu gols.

POR AILTON RODRIGUES

ANTÔNIO CONSELHEIRO, S. M. DO GOSTOSO/RN.

Flamengo e Palmeiras farão a final da 3ª Copa do Interior na categoria titular no próximo sábado (08) no distrito do Antônio Conselheiro, isso você já deve ter visto aqui no Contador.

Mas desta vez nós resolvemos fazer um grande raio-x dos finalistas. Quais as principais armas destes clubes que saíram como líderes dos seus grupos? Além disso, o que podemos esperar para esta decisão? Será que há um favorito?

Veja nossas impressões:

OS ATAQUES

Flamengo e Palmeiras possuem o mesmo número de gols marcados que é 5, porém, a característica ofensiva desses clubes se diferencia. Pelo lado do Flamengo as finalizações são bem precisas. Reginaldo Coutinho e Diógenes são os artilheiros da competição com dois gols e a bola parada é um diferencial porque eles também têm Orlando que é um bom cobrador de faltas.

O Palmeiras tem como principal característica ofensiva a construção das jogadas e a troca de passes. A polivalência de jogadas fez com que cada um dos 5 gols do clube na competição fosse marcado por cinco jogadores diferentes, incluindo aí até o zagueiro Jailson ‘Feminha’.

Fernandinho e José Eudes deveriam ser os grandes nomes do time, mas não estão conseguindo chamar a responsabilidade para si. Enquanto isso os garotos estão se sobressaindo, como por exemplo, Ronaldo que destruiu no jogo contra o Bahia e Felipe Mateus que saiu do banco para classificar o time para a final na partida contra o São Paulo.

AS DEFESAS

Edvaldo e Geovane são os principais responsáveis por resguardar o gol flamenguista na Copa do Interior, com isso só sofreram dois gols. O detalhe é que tomaram estes gols no segundo tempo especialmente nos 15 minutos finais.

No lado do Palmeiras, Jailson ‘Feminha’ e Andinho são os xerifes. Ostentam a melhor defesa do campeonato não sofrendo gols, além disso não tomaram cartões. Outra característica é que Jailson ‘Feminha’ tem o hábito de se aventurar no ataque, principalmente em escanteios e faltas, coisa que Andinho prefere não arriscar muito.

AS MURALHAS

Mirandir é um dos paredões do campeonato.

Se tem um duelo que podemos destacar é dos goleiros. Mirandir ‘Gordão’ do Flamengo e Valmir do Palmeiras já são famosos pelo município por serem grandes goleiros. Valmir é eficaz nas defesas e quase nunca dá um rebote, já Mirandir tem boas saídas e consegue antecipar muito as jogadas, além de ter uma boa reposição.

Ambos podem desconcertar em uma eventual decisão por pênaltis, Valmir e Gordão conseguem esperar até o último segundo para defender um penal. Mirandir só leva uma pequena vantagem no quesito bola no pé.

OUTROS CARAS QUE DESEQUILIBRAM

O elenco de Flamengo e Palmeiras é muito bom. Óbvio que o Palmeiras teoricamente tem mais alternativas no seu banco por ser considerado um clube totalmente “terceirizado” onde seu técnico Zé Deca não economizou e contratou 100% do elenco, os únicos tabuenses inscritos são Júlio Cesar que estava no TEC e Loelson, considerado um dos volantes mais talentosos desta competição.

Naftaly, Felipe Mateus, Reginaldo Coronel, Osmanir ‘Bembem’, Júlio Cesar e Loelson são nomes interessantes e talentosos. Isso porque não citamos ainda alguns juvenis que podem ser usados e são verdadeiras joias como Ronaldo e Guilherme.

O Flamengo é bem mais enxuto, conta com nomes muito bons principalmente para ajudar nas construções das jogadas como Nilcivan, Uêgo e Ivanildo.  

A TRILHA ATÉ A FINAL

O rubro negro do Arizona fez uma campanha que lhe rendeu o primeiro lugar do grupo A. Uma vitória e três empates, com 5 gols marcados e apenas dois sofridos o clube tem a segunda defesa menos vazada da competição.

3 gols foram marcados em bolas paradas que é uma das principais armas do time, além disso levou 11 cartões amarelos.

  • MELHOR ATUAÇÃO – FLAMENGO 3 x 0 SÃO PAULO.

  • PIOR ATUAÇÃO – VASCO 0 x 0 FLAMENGO.

CAMPANHA FLAMENGO

1ª rodada

VASCO

0

0

FLAMENGO

2ª rodada

FLAMENGO

3

0

SÃO PAULO

3ª rodada

FLAMENGO

1

1

PORTUGUESA

Semifinal

TEC

(3) 1

1 (4)

FLAMENGO

O verdão tabuense é consistente, tem a melhor campanha de toda a competição com três vitórias e um empate, não sofreu gols em nenhuma partida e por isso tem a defesa menos vazada. Marcou a mesma quantidade de gols do Flamengo e junto com o TEC são os três clubes com o ataque mais positivo da competição.

Sobre os cartões, o Flamengo levou 11 amarelos e nenhum vermelho, mas não tem o hábito de sofrer com o sistema defensivo pendurado.

  • MELHOR ATUAÇÃO – PALMEIRAS 2 x 0 TEC.

  • PIOR ATUAÇÃO – SÃO CAETANO 0 x 0 PALMEIRAS.

CAMPANHA PALMEIRAS

1ª rodada

PALMEIRAS

2

0

TEC

2ª rodada

SÃO CAETANO

0

0

PALMEIRAS

3ª rodada

PALMEIRAS

2

0

BAHIA

Semifinal

PALMEIRAS

1

0

SÃO PAULO

AFINAL, TEM FAVORITO?

Não dá para apontar algum clube como favorito na decisão da Copa do Interior. O fato do elenco do Palmeiras ter mais opções não quer dizer que eles são favoritos, isto porque o Flamengo também tem suas armas e não chegou a final à toa. A promessa é de um grande jogo.

A finalíssima da Copa do Interior tem cobertura absoluta do Contador de Causos e desde cedo estaremos dando flashes da partida na nossa página no Facebook. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).