GOSTOSO TEM MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DO MATO GRANDE

Índice que aponta o desenvolvimento do município em três quesitos coloca Gostoso em 16º lugar no estado.

POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN

ifdm-1

Os números da Edição 2015 do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mostram que São Miguel do Gostoso obteve uma nota considerada como moderada pelo sistema, apesar disso os números mostraram o município com o melhor desenvolvimento do Mato Grande e apontando como 16º lugar entre todo estado.

Este estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Os dados mostrados tem como base o ano de 2013.

Para entender mais o IFDM, assista ao vídeo abaixo:

METODOLOGIA

A metodologia do IFDM possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Desde 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

LEITURA DO IFDM

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Indicador Home

OS NÚMEROS DE GOSTOSO

Primeiramente vejamos a posição de Gostoso no ranking do estado:

IFDM GOSTOSO 4

Na sequência, vejamos os números de Gostoso nos três quesitos estudados pelo Sistema FIRJAM, de acordo com eles, emprego e renda são os piores números do município, mas lembre que a base desses números que foram divulgados são do ano 2013:

IFDM GOSTOSO 1

A nota do município foi considerada como moderada:

IFDM GOSTOSO 2

Por último, confira a evolução de São Miguel do Gostoso no IFDM desde 2005, lembrando que em 2009 não há dados e os números divulgados foram até 2013:

IFDM GOSTOSO 3

O Contador segue de olho em tudo que acontece em Gostoso. Até qualquer hora!

  • Fonte consultada: http://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.