Levantamento obtido pelo Contador junto com a comunidade escolar revela que de abril a outubro houve registro de 91 faltas de pelo menos uma linha do transporte escolar entre os turnos matutino e noturno.
Por Ailton Rodrigues

O Contador obteve um levantamento junto a comunidade escolar e constatou que houve de abril a outubro 91 faltas de pelo menos uma linha da zona rural para a Sede de São Miguel do Gostoso. O problema é um dos mais discutidos nos últimos anos e ainda incomoda pais, alunos e diretores de escolas.
Fazendo o recorte para o mês de outubro foram 17 faltas, só nesta última terça-feira (22), por exemplo, não vieram os ônibus que abrangem as comunidades de Antônio Conselheiro (manhã), Baixinha dos Franças (noturno), Umburana (noturno), Boa Esperança (noturno), Ouro Branco (noturno), Frejó (noturno), Tabua (noturno), Arizona (noturno), Paraíso (noturno) e Mundo Novo (noturno).
Veja a lista completa do mês de outubro até o dia 22:
- 02/10 – Linha: Juá, Cruzamento, Novo Horizonte (noturno).
- 02/10 – Linha: Baixinha dos Franças, Umburana, Boa Esperança, Ouro Branco, Frejó e Tabua (noturno).
- 08/10 – Linha: Antônio Conselheiro (matutino).
- 08/10 – Linha: Antônio Conselheiro (noturno).
- 08/10 – Linha: Baixinha dos Franças, Umburana, Boa Esperança, Ouro Branco, Frejó e Tabua (noturno).
- 08/10 – Linha: Juá, Cruzamento e Novo Horizonte (noturno).
- 09/10 – Linha: Juá, Cruzamento e Novo Horizonte (noturno).
- 09/10 – Linha: Antônio Conselheiro (matutino).
- 11/10 – Linha: Morros dos Martins, Reduto (noturno).
- 14/10 – Linha: Arizona, Paraíso e Mundo Novo (noturno)
- 14/10 – Linha: Morros dos Martins, Reduto (noturno).
- 18/10 – Linha: Antônio Conselheiro (matutino).
- 21/10 – Linha: Arizona, Paraíso e Mundo Novo (noturno)
- 21/10 – Linha: Antônio Conselheiro (noturno).
- 22/10 – Linha: Antônio Conselheiro (matutino).
- 22/10 – Linha: Arizona, Paraíso e Mundo Novo (noturno).
- 22/10 – Linha: Baixinha dos Franças, Umburana, Boa Esperança, Ouro Branco, Frejó e Tabua (noturno).
Ainda de acordo com o levantamento, as turmas da noite estão sendo mais prejudicadas do que as da manhã. No recorte foram 71 faltas de linhas que não rodaram por algum motivo no turno noturno, enquanto 20 faltas foram registradas no matutino.
O serviço de transporte escolar tem verbas que são enviadas pelos governos estadual e federal para garantir que as prefeituras municipais executem o serviço.
Uma observação importante é que não conseguimos mapear nos dados as informações de faltas de linhas que possam ser utilizadas de forma interdistritais, ou seja, linhas que só circulariam para fazer o transporte de um distrito ao outro.
Outro recorte interessante é sobre o número mensal de faltas de linhas que ficou assim:
- Abril: 08 faltas de linhas transporte escolar.
- Maio: 12 faltas de linhas transporte escolar.
- Junho: 03 faltas de linhas transporte escolar.
- Julho: 19 faltas de linhas transporte escolar.
- Agosto: 19 faltas de linhas transporte escolar.
- Setembro: 13 faltas de linhas transporte escolar.
- Outubro: 17 faltas de linhas transporte escolar (até dia 22/10).
Críticas não são recentes
Ainda em março deste ano os alunos da rede estadual começaram o ano letivo sem transporte escolar. Foram dois dias sem transporte com as linhas sendo colocadas posteriormente de forma escalonada.
O assunto ganhou mais importância devido ao Programa Pé de Meia, do Governo Federal, cuja frequência é um dos critérios obrigatórios para a obtenção do recurso para os estudantes. As entidades responsáveis. como por exemplo a 5ª DIREC, não se manifestaram sobre o assunto.
Em agosto de 2024, o Governo do Rio Grande do Norte entregou dois ônibus escolares para o município de São Miguel do Gostoso. O reforço da frota era esperado para evitar mais denúncias ao Ministério Público que acontece com certa frequência desde o manifesto dos alunos do IFRN sobre as condições do transporte que os levava à João Câmara.
Contudo, desde que Franklim Albert deixou o cargo de Secretário Municipal de Educação não houve uma nova portaria nomeando uma nova pessoa para o cargo. As informações que recebemos é de que Manoel Patrício, Secretário de Administração Geral, teria assumido a função interinamente.
Tentamos contatar Manoel Patrício, mas até a conclusão desta matéria não tivemos respostas. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!
2 pensamentos