Ministério das Comunicações autoriza implementação da tecnologia 5G em São Miguel do Gostoso

Com a decisão, a partir desta segunda-feira (27) as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G na cidade.

Adaptado por Ailton Rodrigues
Original: Olhar Digital

Foto: reprodução.

Na última semana o Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a instalação da infraestrutura 5G em mais 195 cidades de 21 estados do Brasil, incluindo nessa leva duas cidades potiguares: Mossoró e São Miguel do Gostoso.

A extensão da autorização possibilita que operadoras solicitem a implantação da infraestrutura em redes móveis dessas localidades a partir desta segunda-feira (27). Com a medida o número de municípios autorizados sobe para 682. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

Contudo, vale pontuar que, segundo nota da MCom, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. 

“Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

Original: https://olhardigital.com.br/2023/03/23/pro/instalacao-do-5g-e-liberada-em-mais-195-cidades-do-brasil/

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).