Após chuvas de mais de 50 milímetros, Aterro do Reduto transborda e requer atenção para motoristas

Fenômeno volta acontecer após 4 anos, de acordo com Emparn caíram 59 milímetros de chuva em São Miguel do Gostoso entre a noite de terça (28) e a manhã da quarta (29).

Por Ailton Rodrigues

Transbordamento do Aterro nesta quinta-feira (Foto: Ailton Rodrigues)

Após as chuvas que caíram em São Miguel do Gostoso entre a noite da última terça-feira (28) e a manhã da quarta-feira (29) o Aterro do Reduto voltou a transbordar por cima da estrada que o corta em pelo menos dois pontos. A última vez que o fenômeno havia sido registrado foi em 2018.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), São Miguel do Gostoso teve chuvas de 59 milímetros durante as 24 horas do período citado acima. O acumulado para todo o mês de junho foi de 227,6 milímetros o que só perde neste ano para maio onde choveu o acumulado de 306 milímetros, considerado pela própria Emparn como notificação de mês muito chuvoso.

Segundo ponto do Aterro onde se pode observar transbordamento (Foto: Ailton Rodrigues)

O alerta para os motoristas está em placas que foram colocadas nos pontos onde houve o transbordamento no Aterro. A faixa da estrada tem um comprimento de cerca de 700 metros e a última vez que houve implementação de alguma medida para conter o avanço da água já tem mais de 10 anos com a implementação de três dutos por baixo da estrada.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).