Orquestra Sanfônica faz primeiro concerto em São Miguel do Gostoso

Grupo é formado por 16 crianças que ensaiam desde março e apresentação poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

Por Heldene Santos

Ensaio da “Orquestra Sanfônica” de São Miguel do Gostoso. (Foto: divulgação)

A “Orquestra Sanfônica” de São Miguel do Gostoso – um dos 18 projetos apoiados pela Neoenergia Cosern e pelo Instituto Neoenergia, por meio do Edital Transformando Energia em Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo em 2020  – vai realizar o primeiro concerto oficial na cidade na próxima segunda-feira (6), a partir das 19h, no Centro de Cultura de Gostoso.

Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, é muito importante a estreia da “Orquestra Sanfônica”:

Ficamos muito felizes por acompanhar essa iniciativa. Todos nós estamos precisando olhar para o futuro com otimismo, lembrando que as artes e a cultura são parte essencial da nossa vida. A retomada segura representa a volta de eventos culturais de qualidade, fomentando também toda uma cadeia produtiva essencial para a nossa economia”, afirma Renata.

No repertório da próxima segunda-feira, música popular brasileira executada exclusivamente em sanfonas por 13 crianças que têm entre 10 e 15 anos atendidas pelo projeto “Inter-ação: Movimento Sanfônico”, iniciativa da AMJUS (Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social), de São Miguel do Gostoso, que desde maio promove a formação da orquestra e ainda oficinas de vivências musicais para 200 crianças de São Miguel do Gostoso.

Cumprindo protocolo de biossegurança de prevenção à Covid-19, a apresentação será restrita às famílias das crianças e adolescentes da Orquestra e convidados.

O concerto poderá ser assistido ao vivo pelo Youtube no canal da AMJUS, cujo link será disponibilizado no perfil da ONG no Instagram (@amjusong).

O projeto está alinhado com o propósito do Instituto Neoenergia de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais e colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

A Neoenergia Cosern, reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, está presente nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Ensaio da “Orquestra Sanfônica” de São Miguel do Gostoso. (Foto: divulgação)

Sobre a AMJUS

AMJUS – Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada a partir de um grupo de estudantes e profissionais de São Miguel do Gostoso. Já vivendo o compromisso social através de outras ações e projetos, os jovens se organizaram e fundaram a ONG em 2009, inclusive como instituição de pesquisa. Hoje, a AMJUS atua nos municípios de São Miguel do Gostoso, Parazinho e João Câmara, desenvolvendo ações em diversas áreas e contribuindo com a formação ambiental, cultural e social dos moradores e região.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).