Reencontro, homenagem e poder: Mostra de Cinema de Gostoso abre sua programação com chave de ouro

Evento teve abertura nesta última sexta-feira (26) com emoções, sala cheia e exibição de Marighella.

Por Ailton Rodrigues

Equipe do Coletivo Nós do Audiovisual que produziu a 8ª MCG.

Foram dois anos de uma saudade que começou a ser minimizada nesta sexta-feira (26), a Mostra de Cinema de Gostoso voltou a sua edição presencial com grande público formado entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas, a mostra oferece uma estrutura montada nas areias da Praia do Maceió, com uma tela de 12 m de comprimento por 6m de altura, projeção em resolução 2K, som Dolby 5.1 em uma tela de 12m x 5m.

As espreguiçadeiras transformaram novamente o local em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante. Entre as autoridades presentes, o vice-governador Antenor Roberto, o senador Jean Paul Prates, o deputado estadual Hermano Morais, o vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, vice-prefeito João Eudes, entre outros.

Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a oitava edição, a retomada com todos os protocolos, além da grande satisfação de poderem retornar com a realização do evento. Os diretores agradeceram ao público e apoiadores, além dos integrantes do coletivo Nós do Audiovisual e de todos os envolvidos no evento. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há oito anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens de Gostoso na produção audiovisual.

Público presente lotou cadeiras da sessão (Foto: Karla Cardoso)

A noite de exibições começou com a exibição do filme da mostra competitiva, o curta “Papa-jerimum”, produção do Coletivo e que conta a história de Seu Leonardo Godoy, o primeiro a construir uma pousada em Gostoso, com duração de 15 minutos. Depois foi a vez da sessão especial, com o filme nacional “Marighela”, direção de Wagner Moura e que conta a história do líder revolucionário que escolheu a ação para acabar com a Ditadura Militar.

Eugenio Puppo, Ricardo André e Matheus Sundfeld abrindo a Mostra de Cinema (Foto: Karla Cardoso)

A programação segue até a terça-feira (30) com sessão na Praia do Maceió, debates e seminários gratuitos. Nós continuamos de olho!

Até qualquer hora!

Texto base: Assessoria de Comunicação da Mostra.

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e presidente do Espaço TEAR (CDHEC)