O CONTADOR VIU: WHAT IF…?

Marvel usa animações para recontar histórias, mas no fundo ainda se mostra com medo de ousar e serve mais do mesmo.

POR AILTON RODRIGUES

Doutor Estranho tem grande destaque em What If…?

A Marvel até ousou em propor uma série de animação homônima aos seus quadrinhos onde os personagens que conhecemos tem diversas mudanças nos universos alternativos que estão inseridos – geralmente desfechos catastróficos, diga-se de passagem – e tudo com narração de um ser da raça dos Vigilantes chamado de Uatu, o Vigia.

O grande problema da série é que mesmo tentando ser diferente a Marvel acabou fazendo a mesma coisa que já tinha mostrado antes. Nos preparou para uma grande batalha cuja resolução seria novamente reunir… Os Vingadores!

Não podemos ser mesquinhos em não reconhecer que foi buscado dar uma ambientação rica com design de produção de alto nível, retomando grandes sucessos do MCU como Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: O Soldado Invernal (2014) em episódios que mesmo com a velha fórmula de fazer filme de heróis, entrega carisma e entretenimento. Destaque também para os momentos brilhantes que homenagearam a Viúva Negra dando a sensação de que a despedida dela foi realmente precoce.

O Vigia é o narrador em What If…?

Os pontos realmente fora da curva são os episódios “O que aconteceria se… O Doutor Estranho perdesse o coração em vez das mãos?” e “O que aconteceria se… T’Challa se tornasse o Senhor das Estrelas” que realmente abraçam a premissa de realidades alternativas onde o final não importa, é apenas um deleite para gente apreciar o inimaginável. Com isso, chegamos ao ponto chave de onde vem a nossa principal crítica: pra quê ter um final clichê de série, Dona Marvel?

Se os idealizadores tivessem abraçado a premissa dos seus quadrinhos cujas histórias eram redondas, pois tinham seus arcos fechados em si, não precisava ter “preparado terreno” para um encontro multiversal, nem ter preparado um vilão apocalíptico. A brincadeira era justamente essa: ser diferentão.

Usar dessa ideia brilhante dos quadrinhos apenas para dar um reboot em personagens, mas se limitar a cronologia da MCU foi um desperdício de dinheiro e do nosso precioso tempo.

Enfim, deveria sair mais da casinha Dona Marvel! Infelizmente é nota 5.

WHAT IF…?

  • Episódios: 9
  • Disponível em: Disney +
  • Duração: cerca de 25 minutos por episódio.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).