Professores aprovam retorno presencial de forma hibrida, com dias alternados para os alunos, desde que município cumpra com promessas de adequação das escolas e materiais de proteção para professores e alunos.
Por Assessoria de Comunicação SINTE/RN – Núcleo de São Miguel do Gostoso
Na última terça-feira (09) o SINTE/RN – Núcleo de São Miguel do Gostoso, reuniu professores para discutir uma ampla pauta, com destaque para o retorno das aulas presenciais, e o pleito do pagamento dos 45 dias de férias.
A diretoria do SINTE aplicou uma pesquisa de forma presencial e on-line questionando aos profissionais da educação como deveria ser o retorno das aulas em 2021, onde 28% dos servidores optaram pelo o retorno das aulas remotas e 72% pelo retorno presencial, com materiais de proteção para alunos e professores.
No dia 21/01/2021 o Conselho Municipal de Educação aprovou a Plano de Retoma e calendário Letivo 2020/2021 apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para retorno das aulas de forma presencial, incluindo uma série de adequações nas escolas e distribuição de quites de proteção para professores e alunos.
Os servidores relataram que os materiais de proteção prometidos ainda não haviam chegado nas escolas e outras ainda estavam em reformas, em outras escolas nenhuma ação ainda havia sido tomada. Os professores fizeram depoimentos sobre o fracasso das aulas remotas com uma participação baixíssima dos alunos.
Com relação ao pleito do pagamento dos 45 dias de férias aos professores, o direito aos 45 dias de férias esta previsto na Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) alterado em 2016 mas que não vem sendo aplicado no contracheque dos servidores. O SINTE já protocolou o pedido de pagamento dos 15 dias remanescentes e articula audiência com o Prefeito de São Miguel do Gostoso.