5ª edição do evento será realizado de 23 a 28 de novembro, inscrições estarão abertas até 31 de agosto.
POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso abre suas inscrições para obras de longas e curtas metragem a partir da próxima segunda-feira (02), este foi o anúncio divulgado nesta quinta-feira (28) pelas organizadoras do evento, HECO Produções e o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC).
Ainda de acordo com o comunicado, as inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto e só podem ser realizadas pelo site do festival. As datas oficiais da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso também já foram definidas, será de 23 à 28 de novembro na cidade de São Miguel do Gostoso.
SUCESSOS ANTERIORES
Nas edições anteriores da Mostra de Cinema de Gostoso o grande destaque foi a pluralidade cultural das obras selecionadas. Em 2017, a organização comemorou o recorde de 711 obras inscritas, 51 delas foram exibidas durante os 5 dias do festival.
A escolha dos filmes deste ano também será realizada por uma curadoria especial formada por Eugênio Puppo, Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audiovisual”.
Até a quarta edição, em 2017, a Mostra de Cinema de Gostoso havia exibido 211 filmes de 16 estados brasileiros. Cerca de 28,9% destes filmes mostrados (61 obras) foram de origem nordestina.
SOBRE O NÓS DO AUDIOVISUAL

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, que juntos criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”, serão realizadas novamente uma série de oficinas , que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e Realização de Curtas-metragens.
Um dos principais objetivos dos cursos é o de formar cidadãos, despertando nestes jovens seu potencial voltado tanto para o audiovisual quanto para áreas diversas, estimulando o estudo e iniciativas de trabalho. A primeira turma composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma, que junto dos professores, atuarão na coordenação dos novos cursos.
Ao final das oficinas, os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostra e em diversos festivais do país. Com o conhecimento adquirido ao longo dos cursos, o coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que trocam conhecimentos com cineastas, atores e diretores de outros estados que são convidados para a mostra. O Coletivo Nós do Audiovisual já realizou dez filmes em um período de cinco anos:
- Moeda Gostoso – 2017 – DOCUMENTÁRIO |13 MIN
- Os Dois Lados do Lixo – 2017 – DOCUMENTÁRIO|12 MIN
- O Grande Ó – 2017 – FICÇÃO|10 MIN
- Flôzinha – 2015 – FICÇÃO | 11 MIN
- O Pai da Noite – 2015 – FICÇÃO | 7 MIN
- O Menino e a Caixa Misteriosa – 2015 – FICÇÃO | 10 MIN
- À Procura do Sol – 2015 – FICÇÃO | 15 MIN
- Promessas – 2014 – DOCUMENTÁRIO | 16 MIN
- Entre Lonas – 2014 – FICÇÃO | 11 MIN
- O Contador de Causos – 2013 – FICÇÃO| 15 MIN
Nós continuaremos de olho. Até qualquer hora!