Adalberto Rodrigues e Pastoril foram os momentos mais marcantes da noite, cerimônia contou com bom público.
POR AILTON RODRIGUES
FOTOS ARICLENES SILVA
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

A cerimônia do Prêmio CDHEC 2018 aconteceu neste último sábado (17) no Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso e premiou os protagonistas que fizeram bonito no ano anterior.
Esta quinta edição foi considerada a mais “limpa”, ou seja, a que apresentou menos erros e ainda por cima não deu muita brecha para imprevistos, além do mais reuniu um bom público. Os mestres de cerimônia foram os mesmos do ano passado, Ana Paula Miranda e Jhonny Ribeiro, que com muita desenvoltura e simpatia conduziram os espectadores para uma verdadeira viagem pelos projetos que chamaram a atenção em 2017.

Os grandes momentos da noite ficaram por conta do grupo de Pastoril Cativantes que inovaram em uma performance com músicas ao vivo e a premiação de Adalberto Rodrigues, que mesmo estando ausente, além de vencer a Menção Honrosa havia sido indicado em uma das categorias em disputa. O atleta mandou uma mensagem em vídeo para ser exibido durante a cerimônia.
Vejamos outros momentos da noite:
OS PREMIADOS

Até o troféu teve seu momento célebre, o novo design projetado pelo artista potiguar Yves Justino juntou elementos da cultura nordestina remetendo ao movimento dos ventos que são característicos da cidade. A beleza dos cobiçados objetos foi elogiada pelos vencedores da premiação.
Na categoria Cultura, tivemos uma intensa disputa e nenhum indício de favoritismo, mas o grande vencedor acabou sendo a Mostra de Cinema de Gostoso, provando que sua volta por cima, após um ano sabático de problemas, foi realmente grandiosa. O responsável por receber o troféu foi um dos componentes do coletivo Nós do Audiovisual, Rubens dos Anjos.

Pela categoria Ecologia, o grande vencedor foi o Gostoso Recicla que trabalha com a sustentabilidade e a sensibilização da comunidade para a prática da coleta seletiva. Com um discurso longo e motivador uma das componentes do projeto, Luziane Ferreira, enfatizou o quanto é difícil trabalhar com projetos desse porte.

Outra premiação foi a da categoria Cidadania, cujo vencedor foi o grupo dos Desbravadores. Jovens que trabalham em vários segmentos sociais, incluindo a formação. Enquanto na categoria Direitos Humanos, a Câmara dos Vereadores venceu pela segunda vez, desta vez a transmissão das sessões pelas redes sociais e a volta da Câmara Itinerante foram importantes para esta vitória. Três vereadores estiveram presentes para receber o prêmio, a presidente da câmara Clésia Cardoso (PSD), Micarla Catarina (PSB) e Evânio Menezes (PR).


O último troféu da noite, foi a Menção Honrosa que reconhece um personagem da cidade e desta vez o grande nome foi o de Adalberto Rodrigues. Um atleta de futebol profissional que com ações solidárias ajuda famílias carentes do município. Visivelmente feliz pela indicação, Adalberto mandou uma mensagem por vídeo para a cerimônia.

AS ATRAÇÕES
A abertura foi estonteante, as meninas do grupo de Pastoril Cativantes deram um show com uma interpretação ao vivo seguidas de som instrumental. A performance foi muito comentada pelos presentes.

Já dentro do auditório, as belíssimas meninas do Ballet Gabriela Oliveira juntaram carisma e dança em uma apresentação delicada e suave que culminou com muitos aplausos da plateia.

Seguindo, tivemos a declamação de poesias pelas atrizes Cinthia Monayra e Airis Vital que terminou com uma singela homenagem a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada na última quarta-feira (14) no Rio de Janeiro e que causou comoção nas redes sociais.
Concluindo, houve a reexibição do curta gostosense “O Grande Ó”, exibido na última Mostra de Cinema de Gostoso. Fechando o evento tivemos um pequeno vídeo com a síntese do que a ONG CDHEC aprontou ao longo de 2017 (você pode conferir este vídeo na íntegra pelas nossas redes sociais).
Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!