PRÊMIO CDHEC 2018: COM CERIMÔNIA ‘LIMPA’, EVENTO RECONHECE PROTAGONISTAS DE 2017

Adalberto Rodrigues e Pastoril foram os momentos mais marcantes da noite, cerimônia contou com bom público.

POR AILTON RODRIGUES
FOTOS ARICLENES SILVA
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

PrêmioCdhec (4)
Pastoril Cativantes

A cerimônia do Prêmio CDHEC 2018 aconteceu neste último sábado (17) no Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso e premiou os protagonistas que fizeram bonito no ano anterior.

Esta quinta edição foi considerada a mais “limpa”, ou seja, a que apresentou menos erros e ainda por cima não deu muita brecha para imprevistos, além do mais reuniu um bom público. Os mestres de cerimônia foram os mesmos do ano passado, Ana Paula Miranda e Jhonny Ribeiro, que com muita desenvoltura e simpatia conduziram os espectadores para uma verdadeira viagem pelos projetos que chamaram a atenção em 2017.

PrêmioCdhec (2)
Cerimonialistas do Prêmio CDHEC 2018

Os grandes momentos da noite ficaram por conta do grupo de Pastoril Cativantes que inovaram em uma performance com músicas ao vivo e a premiação de Adalberto Rodrigues, que mesmo estando ausente, além de vencer a Menção Honrosa havia sido indicado em uma das categorias em disputa. O atleta mandou uma mensagem em vídeo para ser exibido durante a cerimônia.

Vejamos outros momentos da noite:

OS PREMIADOS

IMG-20180318-WA0007.jpg
Troféus do Prêmio CDHEC

Até o troféu teve seu momento célebre, o novo design projetado pelo artista potiguar Yves Justino juntou elementos da cultura nordestina remetendo ao movimento dos ventos que são característicos da cidade. A beleza dos cobiçados objetos foi elogiada pelos vencedores da premiação.

Na categoria Cultura, tivemos uma intensa disputa e nenhum indício de favoritismo, mas o grande vencedor acabou sendo a Mostra de Cinema de Gostoso, provando que sua volta por cima, após um ano sabático de problemas, foi realmente grandiosa. O responsável por receber o troféu foi um dos componentes do coletivo Nós do Audiovisual, Rubens dos Anjos.

PrêmioCdhec (15)
Categoria Cultura foi recebida por Rubens dos Anjos

Pela categoria Ecologia, o grande vencedor foi o Gostoso Recicla que trabalha com a sustentabilidade e a sensibilização da comunidade para a prática da coleta seletiva. Com um discurso longo e motivador uma das componentes do projeto, Luziane Ferreira, enfatizou o quanto é difícil trabalhar com projetos desse porte.

PrêmioCdhec (13)
Categoria Ecologia ficou com o Gostoso Recicla

Outra premiação foi a da categoria Cidadania, cujo vencedor foi o grupo dos Desbravadores. Jovens que trabalham em vários segmentos sociais, incluindo a formação. Enquanto na categoria Direitos Humanos, a Câmara dos Vereadores venceu pela segunda vez, desta vez a transmissão das sessões pelas redes sociais e a volta da Câmara Itinerante foram importantes para esta vitória. Três vereadores estiveram presentes para receber o prêmio, a presidente da câmara Clésia Cardoso (PSD), Micarla Catarina (PSB) e Evânio Menezes (PR).

PrêmioCdhec (21)
Categoria Direitos Humanos fica com a Câmara dos Vereadores
PrêmioCdhec (19)
Categoria Cidadania ficou com os Desbravadores

O último troféu da noite, foi a Menção Honrosa que reconhece um personagem da cidade e desta vez o grande nome foi o de Adalberto Rodrigues. Um atleta de futebol profissional que com ações solidárias ajuda famílias carentes do município. Visivelmente feliz pela indicação, Adalberto mandou uma mensagem por vídeo para a cerimônia.

PrêmioCdhec (22)
Recado de Adalberto Rodrigues

AS ATRAÇÕES

A abertura foi estonteante, as meninas do grupo de Pastoril Cativantes deram um show com uma interpretação ao vivo seguidas de som instrumental. A performance foi muito comentada pelos presentes.

PrêmioCdhec (10)
Ballet Gabriela Oliveira

Já dentro do auditório, as belíssimas meninas do Ballet Gabriela Oliveira juntaram carisma e dança em uma apresentação delicada e suave que culminou com muitos aplausos da plateia.

PrêmioCdhec (17)
Declamação de poesias com Airis Vital

Seguindo, tivemos a declamação de poesias pelas atrizes Cinthia Monayra e Airis Vital que terminou com uma singela homenagem a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada na última quarta-feira (14) no Rio de Janeiro e que causou comoção nas redes sociais.

Concluindo, houve a reexibição do curta gostosense “O Grande Ó”, exibido na última Mostra de Cinema de Gostoso. Fechando o evento tivemos um pequeno vídeo com a síntese do que a ONG CDHEC aprontou ao longo de 2017 (você pode conferir este vídeo na íntegra pelas nossas redes sociais).

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).