Denominada de “Retratos da Comunidade” a exposição está à mostra na cidade mostrando a visão de dois artistas sobre o interior gostosense.
POR AILTON RODRIGUES
ANT. CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO.

Que São Miguel do Gostoso é conhecido por suas praias e pelos ventos propícios aos esportes como windsurfe e kitesurfe, todo mundo sabe, agora o que muitos não imaginam é que o município é composto por 25 distritos na sua zona rural.
Porém, dois rapazes resolveram mostrar toda esta “segunda face” de Gostoso usando um artifício artístico: as imagens. Ariclenes Silva e Fernando Miranda se uniram e montaram uma exposição de fotografias chamada de “Retratos da Comunidade”, mas o melhor dessa história é que ela já está sendo exposta na cidade.
Com 20 obras representando sete distritos a exposição está dividida em duas partes, a primeira delas acontece de 24 de abril à quatro de maio no Centro de Cultura e a outra vai de 11 de maio à 23 do mesmo mês, no Espaço Tear. Durante a primeira fase mais de 250 pessoas já prestigiaram as obras, contando com a presença da prefeita Maria de Fátima e alguns secretários como Francisco dos Anjos (Assistência Social) e Isabel de Matos (Educação, Cultura e Desporto).

(FOTO: Ariclenes Silva)
Após fazerem uma oficina de fotografia cedida pelo Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), os até então fotógrafos amadores começaram a colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. As imagens em preto e branco são de autoria de Ariclenes, enquanto as coloridas são de Fernando. No projeto eles ainda contaram com a participação do seu ex-professor de oficina, Teotônio Roque, como curador.

(FOTO: Ariclenes Silva)
Fernando cedeu uma entrevista ao Contador explicando um pouco sobre o objetivo deles ao fazer a exposição:
“Nós queremos apresentar São Miguel do Gostoso de uma forma diferente e mostrar que o município não tem só praia, mas que tem outros destaques. Nossa intenção é realmente fazer um verdadeiro retrato da comunidade. Para isso pegamos as pessoas no seu cotidiano, e trouxemos à tona seu trabalho, sua moradia, sua cultura e sua religião […] Futuramente vamos também fazer oficinas para que o projeto se expanda”.
O evento conta com o apoio das empresas Voltália, Copel e a loja Eubello, seguindo em exposição, como dito anteriormente, até o fim do mês.
O Contador de Causos já viu e trouxe para você uma das obras para que você fique com gostinho de quero mais. Confira:

O Contador segue de olho no que movimenta a nossa cidade, até a próxima!
Nenhum pensamento