“Julião, filhos da praia” foi o terceiro filme produzido em São Miguel do Gostoso que conquistou o feito de ser selecionado no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).
Adaptado por Ailton Rodrigues

O curta-metragem “Julião, filhos da praia” foi selecionado para a edição de 2024 do Los Angeles Brazilian Film Festival que acontece de 4 a 7 de novembro na cidade de Los Angeles. A obra foi dirigida pela documentarista Mônica Mac Dowell.
A trama documenta os saberes ancestrais e revela as marcas de um tempo incerto que circunda o futuro dos pescadores de Tourinhos diante das mudanças trazidas pela modernidade e pela urbanização da praia. A diretora resgata histórias da família Julião, com Seu Luiz e Seu Dadá, os pioneiros das barracas de Tourinhos, dona Lourdes, Francisco e Luquinha e outras figuras importantes que praticavam a pesca artesanal na praia, como Seu Duda e Seu Manoel.
“É sobre um pescador às voltas com a preservação de uma tradição. Seria no início apenas sobre pesca, mas depois se tornou algo sobre pertencimento (…) Mostra todos os conflitos que eles vêm passando de uma geração para outra, mas sem perder a identidade poética da trilogia”, explica Mônica.
Terceira vez de Gostoso em LA
Além de “Julião”, outras duas obras gostosenses conquistaram o feito de serem selecionados para o LABRFF. Em 2020, “Rosa da Aroeira” que também é produzido pela Mônica foi selecionado. O filme foi o primeiro dos três da denominada Trilogia Poética do Reduto que ainda conta com o filme “A Deus Querer”.
Já em 2019 “O Grande Amor de Um Lobo” foi o primeiro gostosense a ser levado para Los Angeles. Dirigido por Kennel Rógis e Adrianderson Barbosa, além de contar com todo o respaldo do Coletivo Nós do Audiovisual, o filme também foi premiado no mesmo ano como Melhor Roteiro e Troféu Canal Brasil na mostra competitiva nacional de curtas-metragens do Cine Ceará 2019.
Nós continuamos de olho.