Pane elétrica deixa alunos da Escola Estadual Olímpia Teixeira sem aulas, comunidade escolar cobra reformas

Direção da Escola Estadual Olímpia Teixeira em São Miguel do Gostoso/RN emitiu comunicado que a escola teve aulas suspensas devido ao risco de acidentes.

Por Ricardo André

Em 2022 o Subsecretário de Educação do Estado entregou projeto de reforma do Olímpia – Foto: reprodução.

Na última terça (15) duas panes elétricas ocorridas na Escola Estadual Olímpia Teixeira em São Miguel do Gostoso/RN, levaram a direção da escola a suspender as aulas até que houvesse um novo parecer da engenharia da Secretaria Estadual de Educação e a ameaça de acidentes fosse sanada. Desde a semana passada a escola vem sofrendo com panes nos aparelhos de ar-condicionado e um dos quadros de força da escola estava provocando choques, que culminou com uma parede da escola isolada.

Em uma nota oficial a escola divulgou o histórico dos problemas elétricos e estruturais da escola, motivo da suspensão das aulas:

[…] Em 23 de Maio de 2023 houve uma Pane Elétrica grave, onde as aulas foram suspensas. Mais uma vez enviamos Ofícios para SEEC e DIREC informando a suspensão das aulas, mas sem retorno imediato, diante da demora, a Direção contratou um Eletricista para resolver os problemas e viabilizar o retorno das aulas.

No dia 15/06/2023, recebemos uma equipe da SEEC para realizar vistoria na rede elétrica. Recebemos o Laudo Técnico de Vistoria e Laudo Técnico Elétrico, assinado pelo Engenheiro civil e consultor da 5ª DIREC João Batista de Oliveira. Estes laudos geraram um processo no SEI de número 00410150.000072/2023-70 que pode ser consultado por todos, mas este processo não teve continuidade. […]

Segundo o Diretor Neirivan Batista devido a idade do prédio, que já possui mais de 20 anos, os problemas só se acumulam. Ele também relata dificuldades de comunicação com a 5ª DIREC:

“Eles alegam que a escola não comunica, e jogam o problema para o gestor, a mesma coisa ocorre sobre a falta de professores”. No vídeo divulgado hoje nas redes sociais o Diretor faz um apelo para que ‘alguém’ tome alguma providência.

Laudos e ofícios foram divulgados

A direção da escola enviou 4 ofícios endereçados a 5ª DIREC e à Secretaria Estadual de Educação, em todas elas alerta que houve panes na rede elétrica e que por causa disso teria riscos para toda a comunidade escolar, além de solicitar reparos e reforma em toda a estrutura. Os primeiros destes documentos foram em 23 de maio de 2023, depois teve outro datado em 14 de março de 2024 e o mais recente na semana passada, dia 08.

Em 15 de junho de 2023 foram realizados os laudos técnicos na escola, na parte elétrica as recomendações foram de que necessitava readequações nos quadros elétricos, inserção de barramento de terra, além de troca de fios. Na parte estrutural o técnico informa que haveria riscos de colapso da estrutura sem uma devida manutenção pelo menos anual do prédio, segundo o diretor pequenos reparos foram realizados com recursos próprios da instituição escolar, mas que seria insuficiente.

Trecho do relatório técnico aponta falhas no Quadro Geral – Foto: reprodução

Constrangimentos e promessas

A promessa de reforma da Escola Olímpia Teixeira já virou chacota no meio politico de São Miguel do Gostoso, nos bastidores da prefeitura, no Plenário da Câmara de Vereadores e até mesmo na rua a promessa virou piada há algum tempo. O principal motivo pelo descrédito além do não cumprimento do compromisso por parte do Governo do Estado, está no fato de que a noticia sempre é alardeada quando a Governadora Fátima Bezerra (PT) visita a cidade.

Em outubro de 2021, em uma destas visitas da Governadora a São Miguel do Gostoso, ela mesma anunciou a reforma da escola pelo Programa Nova Escola Potiguar, e a previsão era que as obras iniciassem em 2022.

Em Fevereiro de 2022 o Subsecretário de Educação esteve na escola e reafirmou que a reforma da Escola Olímpia Teixeira seria “prioridade entre as prioridades”. Em maio do mesmo ano com eminência do pleito para reeleição, uma comitiva formada pelo Prefeito Renato de Doquinha (PSD), seus aliados e o PT local levou um série de demandadas que foram fundamentais para garantir o apoio da bancada da situação, com ampla divulgação nas redes sociais. Fato que se repetiu em julho de 2022.

Em março de 2023 a história se repetiu com uma nova reunião do prefeito e lideranças do PT local na Secretaria Estadual de Educação e Cultura, que teve a reforma da escola como um dos principais pontos da pauta. O assunto também foi tocado em julho na Governadoria, em Novembro durante a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso e em dezembro. Inclusive nessa época articuladores ligado ao prefeito Renato de Doquinha temiam manifestações por parte de alunos e professores.

Agora em 2024 com um cenário de eminente crise, já amplificado pelas constantes faltas de transporte escolar e agora com suspenção das aulas. A notícia de uma reforma hoje chega a constranger funcionários, pais e professores que apenas queriam que as aulas seguissem normalmente.

Nós continuamos de olho.

Avatar de Desconhecido

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e presidente do Espaço TEAR (CDHEC)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.