Pais dormem em fila para conseguir matrículas na escola Ana Ribeiro Barbosa

Relato de mães que tentaram conseguir vagas destacaram que a escola foi aberta para os responsáveis dormirem dentro do espaço. Direção não deixou declaração.

Por Ailton Rodrigues

Na noite dessa última quarta-feira (25) pais e mães de alunos se revezaram em um fila que se formou para garantir vagas na Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa, na sede de São Miguel do Gostoso/RN.

O Contador ouviu relatos desses responsáveis e foi declarado que a fila começou a se formar por volta das 12h sendo que as matriculas estavam previstas para serem iniciadas na manhã dessa quinta-feira (26). Muitos pais que chegaram no dia, mesmo que cedo, foram advertidos pelos integrantes da fila que as vagas estariam esgotadas.

Infelizmente a cena não é novidade e voltou a se repetir esse ano, mas no episódio que viralizou nas redes sociais e chamou a atenção foi a organização de um jantar coletivo – um sopão como mostra a imagem – feito pelas mães de alunos da rede municipal e consumida dentro da escola ainda durante a noite.

A situação chamou a atenção e foi parar nos principais grupos de discussão da cidade. Apesar de São Miguel do Gostoso contar na sua sede com duas escolas de ensino fundamental de 1º a 9º ano, as buscas por vagas no Ana Ribeiro Barbosa sobretudo para o turno da manhã são intensas. Outra reclamação relatada por muitos pais foi a de que a escola disponibilizou todas as vagas de 9º ano apenas no turno noturno, a mesma coisa ocorreu na Escola Estadual Coronel Zuza Torres, onde a média de idade desses alunos é de 16 anos.

A escola Ana Ribeiro Barbosa que sempre teve destaque pela sua boa estrutura chegou a passar dias sem aula em 2022 por conta de curtos circuitos na rede elétrica, no último registrado o relógio foi completamente destruído. Muitos vidros das janelas quebrados e os problemas nos banheiros apresentam certa constância.

Procuramos o diretor Eduardo Quarentei e a vice diretora Luciene para sabermos quem deu autorização para os pais entrarem e pernoitarem no colégio, mas não obtivemos respostas sobre o caso até o fechamento dessa matéria. O espaço para esclarecimentos fica aberto.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).