O Contador Viu: The Bear

Ingredientes para fazer uma boa história: acrescente um bom elenco com belas atuações, pitadas de uma boa fotografia, montagem suculenta, conflito familiar a gosto e misture tudo, em seguida sirva isso em 8 episódios e temos a serie The Bear (ou O Urso).

Por Rubens dos Anjos

FX/Divulgação

Uma das maiores surpresas do ano chegou de fininho e está no catalogo da Star+, particularmente só soube da existência dessa obra através do perfil no Instagram de Max Valarezo, e pode confiar, é uma das melhores produções de caráter humanistas do ano de 2022.

The Bear é uma série de televisão de comédia/dramática americana criada por Christopher Storer. Estreou no FX on Hulu em 23 de junho de 2022. com protagonismo de Jeremy Allen White no papel de Carmen Berzatto, um jovem premiado chef de cozinha que trabalha no maior restaurante do mundo, porem tem que largar tudo e tomar conta da herança de família, o quase falido restaurante The Beef localizado na cidade de Chicago, cidade natal de Carmy.

Dentro desse restaurante ele vai precisar lidar com dividas, cozinha precária, falta de ingredientes e trabalhadores negligentes, mas que rapidamente se tornaram parte da sua vida e da nossa, com isso despertam a empatia do espectador.

FX/Divulgação

A maior parte da série se passa dentro do restaurante, e tem uma ótima condução da equipe de produção, que nos leva para dentro desse ambiente caótico, sem falar na  montagem muitas vezes frenética, cortes rápidos, tão rápida quando os funcionários desse estabelecimento cortam legumes, ditando o ritmo da história que sabe a hora de acelerar e deixar lento, e é nesse momento onde ela nos leva para dar um passeio em Chicago revelando mais sobre esse lugar onde o precário The Beef esta localizado.

A narrativa nos leva para dentro da cabeça das personagens revelando em alguns momentos seus traumas, receios e fora de suas mentes vem a forma que eles buscam lidar com isso no trabalho e na vida social. Destaque aqui para florescimento de grandes atuações dentro do elenco, diálogos muito bem construídos entre os personagens que a cada episódio é adicionado mais um ingrediente e vai tornando a trama mais saborosa.

A produção guarda o melhor para o final, no sétimo e oitavo episódios é onde está escondido o doce nessa serie, em um desses episódios o ator Jeremy Allen White traz um monologo primoroso que rendeu uma indicação ao Globo de Ouro 2023 e em outro, um plano sequência magistral, trazendo toda a intensidade e caos de uma cozinha.

O ponto negativo para a personagem Richard vivido por Ebon Moss-Bachrach, que destoa em vários momentos da serie mas que cumpri seu papel como um instrumento narrativo que leva a historia para frente.

A serie ainda conta com uma excelente trilha sonora, que passa por nomes como; David Bowie, Counting Crows, R.E.M., David Byrne e Radiohead, enfim uma explosão de sabores para você se deliciar.

The Bear (2022)

  • Episódios: 8 episódios
  • Duração: 21 a 40 minutos por episódio.
  • Disponível: Star +
  • Avaliação do crítico: 4 (muito bom).

Autor: Rubens dos Anjos

Fotógrafo, Designer, Operador de Som Direto, Editor de Vídeos e Diretor de Cinema. Sócio-fundador da Agência de produção de fotos e vídeos; Solarfotos. Como diretor fez parte de quatro curtas-metragens: O Grande O (2017 Ficção), Autômato do Tempo (2018 Ficção) e Carta Branca (2019 Ficção) e Mestre Marciano (2020 Documentário), e como operador de som direto colaborou com varias produções entre elas o curta O Grande Amor de Um Lobo, produção com exibições em mais de 30 festivais e já ultrapassa o número de 25 prêmios. Rubens também conta com a participação em um projeto selecionado para o GloboLab Profissão Repórter 2019, onde teve a vivência de uma semana junto de Caco Barcellos e equipe.