Proposta de times de alterar sistema de competição do Interiorzão para jogo único no meio da competição causa impressão de desrespeito com eliminados.
Por Ailton Rodrigues

A Copa do Interior terá jogo único em uma das semifinais e nos playoffs, a decisão foi comunicada nesta terça-feira (06) após as diretorias de Palmeiras, Vitória, Portuguesa e Grêmio apresentarem a proposta para comissão organizadora. Antes disso, estavam previstos em regulamento partidas de ida e volta em todas as fases até a final.
A alegação das equipes foi que diminuiria os custos, mas em um campeonato onde teoricamente a única despesa seria transporte e pagamento de taxa de arbitragem soa como um motivo fútil. Afinal, os mesmos presidentes votaram para que a competição tivessem apenas atletas do município, justamente para não terem gastos excessivos com contratações, uma vez que, suas bases seriam os grandes astros.
Além disso, o número de partidas para ser campeão no Interiorzão é o mesmo padrão em qualquer competição de futebol amador: dentre 6 a 8 jogos. Na Copa do Mundo que estamos acompanhando, por exemplo, são 7.
Se o problema eram realmente os gastos, porque não espaçar mais as datas ao invés de mudar o sistema de competição? Os distritos precisam de mais momentos de lazer como uma boa partida eliminatória de futebol causa, tanto para comércio local como para o próprio entretenimento. Porque as equipes quiseram tirar isso?
Outro ponto crucial na resolução é que soa como desrespeitoso com as equipes eliminadas, um exemplo, será que o São Caetano não teria sido favorecido se houvesse a proposta de partida única após todo o imbróglio com a sua equipe na primeira partida? Todavia, a decisão tomada pela comissão na época em validar o W.O. pareceu correta, uma vez que estavam seguindo o regulamento, mas este novo caso inevitavelmente abre brecha para discussão.

Os exemplos de campeonatos que o regulamento teve o sistema de competição mexido no meio do caminho não são bons. O Municipal de 2007 até hoje causa discussão por um equívoco no regulamento e mesmo o Parma sendo considerado o campeão formal, o São Paulo da Baixinha pleiteia seu título e também se auto declara campeão.
No âmbito brasileiro, tem a novela de Flamengo e Sport em 1987… Vocês já sabem né…
Continuaremos acompanhando o Interiorzão. Até qualquer hora!