O Contador conversou com as artistas responsáveis pelo design da identidade visual que vai estar presente nas ruas da cidade e nas redes sociais durante a 9ª MCG.
Por Ailton Rodrigues

A 9ª Mostra de Cinema de Gostoso (MCG) acontece de 4 a 8 de novembro e as artes conceituais que formam a identidade visual do festival foram divulgadas durante a ultima semana nas redes sociais.
Com tons entre o amarelo e o roxo as artes foram assinadas pelas designers Luciana Facchini e Marina Oruê com parceria da ilustradora Laura Teixeira. O Contador conversou com elas sobre a inspiração em criar essas gravuras:
“A partir de conversas com a Laura, foi possível criar uma multiplicidade de figuras, propondo assim, uma exploração de formas graficamente fluídas” – disse Luciana Facchini ao Contador.
Aliás, Luciana já é uma velha conhecida do Festival. Durante a 7ª e 8ª edições, que aconteceram em 2021, ela e a Marina Oruê também fizeram a identidade visual da Mostra com conceitos que eram um pouco diferentes de 2022.
“Neste ano, a composição das figuras com aspecto híbrido e futurista, aliada a outros desenhos, inspirados nas formas da natureza, sugere abrir o imaginário para a ancestralidade, a diversidade e os elementos da cultura pop, tornando a relação entre as figuras, cores, planos e tipografias um caminho para vislumbrar a pluralidade, a contemplação e o sonhar!”, declara.
O currículo dessas artistas falam por si só. Luciana Facchini, por exemplo, é uma designer respeitada no meio editorial e de exposições já trabalhando com instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, SESC, dentre outros. Além de ter ganhado prêmios como o concurso Getty Images de melhor capa de livro em 2011 com a obra Ilusões Pesadas de Sacha Sperling pela editora Companhia das Letras.
Já Marina Oruê atua em projetos de identidade visual, design editorial, digital e também colaborou em parceria com equipes multidisciplinares projetos na área cultural. Em 2015, com sociedade do fotógrafo Douglas Garcia, idealizou a Edições e o Estúdio Membrana.
Por último, mas não menos importante, Laura Teixeira é artista visual e ilustradora. Publicou, entre outros títulos, “Pássaro-desenho” e “Bolinha branca” (Mov Palavras, 2015) e ilustrou “Pornô Chic” de Hilda Hilst (Biblioteca Azul, 2014), além de ter colaborado com jornais e revistas como a Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil, dentre outros. Também já ministrou diversos cursos e workshops em instituições como MASP, SESC e UNESP.
O melhor mesmo é que neste ano vamos poder apreciar toda a criatividade delas in loco. O Contador vai acompanhar a 9ª MCG em todas as plataformas!
Até qualquer hora!