Apuração das urnas gostosenses terminou às 0h38 devido a lentidão de algumas seções que só foram recolhidas após às 19h. Foi a maior presença do eleitorado gostosense dos últimos 12 anos.
Por Ailton Rodrigues

As Eleições 2022 em São Miguel do Gostoso tiveram o 1º turno realizado no último domingo (02), apesar de não haver nenhuma ocorrência de crimes eleitorais o grande destaque foi a lentidão nas filas das seções, alguns eleitores ouvidos pelo Contador chegaram a ficar 4 horas na fila.
Os registros de maior lentidão foram nos grandes colégios do município: Sede da cidade, Antônio Conselheiro e Morros dos Martins. Com isso a apuração também demorou mais que o normal para ser totalizada, as urnas do Antônio Conselheiro, por exemplo, só foram recolhidas após às 19h e a conclusão da apuração gostosense se deu às 0h38.
Mesmo assim o grande comparecimento do eleitorado gostosense foi surpreendente: mais de 87% dos que estavam aptos foram as urnas, isso significa o maior comparecimento que se tem registro desde 2010 onde 83,63% compareceram na ocasião.
No resultado das 29 seções também houveram números expressivos: para Presidência da República o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 65,75% das intenções (4.568 votos) enquanto seu adversário do segundo turno Jair Bolsonaro (PL) recebeu 29,46% (2.047 votos). A Governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) também foi amplamente votada com 52,69% das intenções (3.398 votos).

Sobre os candidatos que estavam sendo apoiados por figuras políticas gostosenses houveram algumas surpresas, para Senador o candidato eleito Rogério Marinho (PL) tinha o apoio do prefeito e mais cinco vereadores da situação, acabou sendo o mais votado com 51,54% (3.131 votos). O segundo mais votado, Carlos Eduardo (PDT), estava sendo ajudado pela bancada do PT municipal e recebeu 27% (1.640 votos), já Rafael Mota (PSB) que estava sendo o candidato da oposição foi o terceiro mais votado com 20,51% (1.246 votos).
Quando entramos no campo dos candidatos a deputado estadual a grande surpresa foi o fenômeno chamado Wendel Lagartixa (PL) que sem apoiadores explícitos recebeu 570 votos sendo o terceiro mais votado no município. Ele só ficou atrás do candidato José Dias (PSDB) com 1.509 votos tendo apoio maciço da Prefeitura Municipal e atrás de Luiz Eduardo (SD) que recebeu 615 votos tendo como seu principal cabo eleitoral o vereador Evandro Menezes (PL).

A quarta deputada estadual mais votada foi Divaneide (PT) com 470 votos sendo apoiada pelo ex-prefeito Miguel Teixeira e logo na sequência Ubaldo Fernandes (PSDB) que obteve 402 votos sendo apoiado pelo ex-candidato a prefeito, Tiquinho dos Anjos (MDB).
Para o cargo de deputado federal o prefeito fechou sua quadra de candidatos eleitos com Robinson Farias (PL) que recebeu 1.460 votos. Natália Bonavides (PT) foi a segunda mais lembrada nas urnas com 740 votos, tendo muitos eleitores espontâneos além da presença do PT municipal. Jaime Calado (Republicanos) recebeu 483 votos e tinha como padrinho o ex-prefeito Miguel, além disso a candidata de Tiquinho dos Anjos, Márcia Maia (Republicanos), fechou na quarta posição com 470 votos.
O segundo turno das eleições está agendado pra o dia 30 de outubro e os gostosenses voltarão as urnas apenas para escolher o Presidente. Nós continuamos de olho, até qualquer hora!