Comparecimento recorde, filas lentas e deputado ‘surpresa’: como foi o 1º turno em São Miguel do Gostoso

Apuração das urnas gostosenses terminou às 0h38 devido a lentidão de algumas seções que só foram recolhidas após às 19h. Foi a maior presença do eleitorado gostosense dos últimos 12 anos.

Por Ailton Rodrigues

Eleições 2022 em Gostoso, escola Olímpia Teixeira na sede.

As Eleições 2022 em São Miguel do Gostoso tiveram o 1º turno realizado no último domingo (02), apesar de não haver nenhuma ocorrência de crimes eleitorais o grande destaque foi a lentidão nas filas das seções, alguns eleitores ouvidos pelo Contador chegaram a ficar 4 horas na fila.

Os registros de maior lentidão foram nos grandes colégios do município: Sede da cidade, Antônio Conselheiro e Morros dos Martins. Com isso a apuração também demorou mais que o normal para ser totalizada, as urnas do Antônio Conselheiro, por exemplo, só foram recolhidas após às 19h e a conclusão da apuração gostosense se deu às 0h38.

Mesmo assim o grande comparecimento do eleitorado gostosense foi surpreendente: mais de 87% dos que estavam aptos foram as urnas, isso significa o maior comparecimento que se tem registro desde 2010 onde 83,63% compareceram na ocasião.

No resultado das 29 seções também houveram números expressivos: para Presidência da República o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 65,75% das intenções (4.568 votos) enquanto seu adversário do segundo turno Jair Bolsonaro (PL) recebeu 29,46% (2.047 votos). A Governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) também foi amplamente votada com 52,69% das intenções (3.398 votos).

Seção no Zuza Torres na sede da cidade só foi concluída após às 19h

Sobre os candidatos que estavam sendo apoiados por figuras políticas gostosenses houveram algumas surpresas, para Senador o candidato eleito Rogério Marinho (PL) tinha o apoio do prefeito e mais cinco vereadores da situação, acabou sendo o mais votado com 51,54% (3.131 votos). O segundo mais votado, Carlos Eduardo (PDT), estava sendo ajudado pela bancada do PT municipal e recebeu 27% (1.640 votos), já Rafael Mota (PSB) que estava sendo o candidato da oposição foi o terceiro mais votado com 20,51% (1.246 votos).

Quando entramos no campo dos candidatos a deputado estadual a grande surpresa foi o fenômeno chamado Wendel Lagartixa (PL) que sem apoiadores explícitos recebeu 570 votos sendo o terceiro mais votado no município. Ele só ficou atrás do candidato José Dias (PSDB) com 1.509 votos tendo apoio maciço da Prefeitura Municipal e atrás de Luiz Eduardo (SD) que recebeu 615 votos tendo como seu principal cabo eleitoral o vereador Evandro Menezes (PL).

Escola Olímpia Teixeira na sede também apresentou longas filas

A quarta deputada estadual mais votada foi Divaneide (PT) com 470 votos sendo apoiada pelo ex-prefeito Miguel Teixeira e logo na sequência Ubaldo Fernandes (PSDB) que obteve 402 votos sendo apoiado pelo ex-candidato a prefeito, Tiquinho dos Anjos (MDB).

Para o cargo de deputado federal o prefeito fechou sua quadra de candidatos eleitos com Robinson Farias (PL) que recebeu 1.460 votos. Natália Bonavides (PT) foi a segunda mais lembrada nas urnas com 740 votos, tendo muitos eleitores espontâneos além da presença do PT municipal. Jaime Calado (Republicanos) recebeu 483 votos e tinha como padrinho o ex-prefeito Miguel, além disso a candidata de Tiquinho dos Anjos, Márcia Maia (Republicanos), fechou na quarta posição com 470 votos.

O segundo turno das eleições está agendado pra o dia 30 de outubro e os gostosenses voltarão as urnas apenas para escolher o Presidente. Nós continuamos de olho, até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).