O CONTADOR VIU: WANDAVISION (1ª TEMPORADA)

Disney+ mexe no formato clichê das séries e coloca Wanda como protagonista de um enredo que aborda especialmente o luto.

POR AILTON RODRIGUES

Wandavision foi a série mais assistida do mundo.

A Marvel sabe como ninguém trazer os fãs nerds para o seu lado e acarinhá-los. Mais uma prova disso foi mostrada com Wandavision (2021), sua primeira série original do Disney+, que estrela como protagonistas dois personagens que até então haviam sido tratados como coadjuvantes de luxo e precisavam deste espaço para crescer.

Foram nove episódios que destacaram Wanda (Elizabeth Olsen) no âmago da sua dor pela perca do irmão (em Vingadores: Era de Ultron) e de seu amado (em Vingadores: Guerra Infinita). Ou seja, os desdobramentos do luto que a consumiu e fica claro pelas cenas sensíveis entre Wanda e Visão que ela estaria disposta a reconquistar tudo (ou recriar). Foi a abertura ímpar para a fase 04 do MCU que já havia nos presentado com tantos filmes maravilhosos ao longo de mais de uma década.

Elizabeth Olsen e Paul Bethany tem uma excelente química em Wandavision

A grande ousadia ficou na fórmula de se contar a história. Os episódios semanais foram primordiais para que a série se tornasse a mais vista em todo o mundo, afinal a expectativa chamava mais e mais marvéticos para criação de várias teorias. Tudo agregado a um passeio pelas sitcoms culminando na jogada do estúdio para atrair pessoas que ainda não haviam bebido da fonte dos super-herois, uma metalinguagem poética, mas a série já havia sido moldada para fãs e por isso causou estranhamento em quem não conhecia a Feiticeira Escarlate e seu potencial.

Cada ator, por sua vez, dá o melhor de si. A introdução de Teyonah Parris (Mônica Rambeau) e de Kathryn Hahn (Agatha Harkness) são memoráveis e a explanação das variadas facetas de Olsen e Paul Bettany (Visão) faz o nível subir drasticamente desde os alívios cômicos até o drama pontual com pinceladas de terror. Uma química muito bem tramada.

Agatha Harkness (Kathryn Hahn) foi a vilã em Wandavision.

Todavia o roteiro segue fiel até o fim e as teorias de aparição dos X-Men, Mephisto ou até mesmo do Doutor Estranho foram por água abaixo. Se é que possamos destacar um ponto negativo, vem da lentidão em algumas explicações que deixa no mínimo dois ou três episódios arrastados. De qualquer forma ainda deixa a série muito acima de ser apenas um “passatempo” do MCU… E eu já quero mais!

Wandavision (2021)

  • Disponível: Disney +
  • Episódios: 09
  • Nota: 8,5

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).