ESTRONDO NO CÉU GOSTOSENSE FOI UM METEORO, DIZEM ESPECIALISTAS

Relatos de moradores de São Miguel do Gostoso que ouviram barulho na noite desta quarta-feira (03) foi explicado por astrônomos.

POR AILTON RODRIGUES

Objeto luminoso seguido de estrondo foi visto no céu de municípios potiguares na noite desta quarta-feira (03).

Moradores de pelo menos cinco municípios potiguares, incluindo São Miguel do Gostoso, relataram na noite desta última quarta-feira (03) terem visto uma luz forte no céu e ouvido um estrondo que foi assemelhado ao de um trovão.

O assunto tomou conta das redes sociais, a reportagem do G1/RN ouviu especialistas para buscar entender do que se tratava o fenômeno. De acordo com eles se tratou da entrada de um meteoro na atmosfera.

Para o professor José Dias do Nascimento, que atua na área de Astronomia e Astrofísica do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o objeto era um meteoro que se desfez ao entrar na atmosfera.

“É um meteoro que entra na atmosfera e com o atrito deixa esse risco no céu, e pode explodir. Ocorre em todo o ano, em certas épocas de forma mais intensa. Entre Touros e Aracati é uma região que tem bastante ocorrência dessa entrada de meteoros. É um fenômeno natural e não traz riscos”, reforçou.

Posicionamento semelhante teve o professor da UFRN e astrônomo José Renan de Medeiros.

“Devido à velocidade altíssima, além da queima, há o estrondo. Se sobrou algum pequeno fragmento dessa pedra, ele não oferece risco de contaminação”, afirmou.

Até qualquer hora.

Fonte Consultada: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/02/04/potiguares-relatam-visao-de-objeto-e-estrondo-no-ceu-astronomos-explicam-fenomeno.ghtml

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).