PREFEITURA FAZ LIVE PARA EXPLICAR MEDIDAS DE COMBATE AO COVID-19 EM GOSTOSO

Em transmissão que juntou Secretária de Saúde e Turismo, barreiras de isolamento e o decreto de flexibilização da abertura das pousadas foram os assuntos mais abordados.

POR AILTON RODRIGUES

LIVE DA PREFEITURA
Live reuniu Secretárias de Turismo e da Saúde.

Uma transmissão ao vivo realizada pela prefeitura municipal de São Miguel do Gostoso na manhã desta sexta-feira (17) colocou a Secretária da Saúde, Rose Vicente, e a Secretária de Turismo, Janiele Linhares, para prestar esclarecimentos das medidas que serão realizadas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade.

O assunto que mais roubou a cena foi sobre a barreira da entrada de turistas já que houve muitas indagações motivadas pelo decreto publicado na última quinta-feira (16)  permitindo que pousadas abrissem 50% da sua capacidade para hospedar prestadores de serviço, população local e trabalhadores com vínculo empregatício na cidade.

Além disso, os outros acessos da cidade que vem dos distritos como Baixinha dos Franças, Baixa do Quinquim e Canto da Ilha continuam sem nenhuma cobertura, o que ainda viabilizava a entrada de pessoas que não cumpriam ao decreto por outros municípios como, por exemplo, Parazinho e Pedra Grande.

Vejamos os pontos que destacamos:

COVID-19 NA CIDADE

Rose na Arizona 2
Secretária de Saúde de Gostoso foi até o Arizona prestar esclarecimentos sobre o Covid-19. 

 

Sobre o caso confirmado, Rose enfatizou que a criança do distrito do Arizona já está curada e que ela mesma foi até à comunidade passar orientações para os moradores (imagem acima). Além disso, o percurso epidemiológico do caso foi traçado pela equipe de saúde e uma das hipóteses mais cogitadas é de que a criança pode ter sido contaminada por algum dos familiares que se ausentaram para Natal nos últimos dias. Todavia a família segue em isolamento até o próximo dia 19.

Outra informação confirmada foi que haveria outra família que também está em isolamento depois que uma pessoa assintomática esteve na cidade pela entrada da Baixa do Quinquim, teve contato com a família e depois que saiu da cidade testou positivo ao Covid-19. Até o momento nenhum componente teve algum sintoma.

Quanto a atualização do Boletim Epidemiológico Municipal foi dito que há 04 casos descartados, 01 caso suspeito e 01 caso confirmado. Para concluir, as medidas que a população deve cumprir sagradamente neste momento é isolamento social, uso de máscaras (mesmo artesanais) e obedecer aos decretos.

BARREIRAS DE ISOLAMENTO E POUSADAS

Sobre as barreiras de isolamento foi dito que oito agentes se revezam 24 horas por dia para o controle, com isso ainda tem três equipes móveis que estarão circulando por pontos da cidade, em especial, Dourados, Maceió e orla. A população pode ajudar denunciando aglomerações.

Não foi dito como será realizada o controle das outras entradas da cidade pelos distritos, mas foi falado que já há um trabalho a ser desenvolvido pela entrada da Baixa. Também não foi abordado se os trabalhos nos distritos com auxílio do policiamento serão fortalecidos.

Quanto as pousadas, ficou decidido preliminarmente que todos estes estabelecimentos terão que repassar diariamente o número de hóspedes para a prefeitura. Além disso, todos os hóspedes devem assinar um termo concordando que estarão em observação na cidade pelos próximos 15 dias.

Barracas nas praias e restaurantes devem permanecer fechados obedecendo assim o decreto estadual vigente.

OUTROS INIMIGOS E FEIRA LIVRE

Feira Livre 01
Feira livre segue sem data de volta.

A feira livre segue sem data para voltar a ativa, mas foi anunciado pela Secretária de Turismo que haverá um apoio aos feirantes gostosenses mediante ajuda da empresa de energia eólica, Serveng.

Também foi explicado que todos os grupos prioritários serão vacinados pela campanha da gripe vigente, além disso, como os agentes de endemias não podem entrar nas casas das pessoas por orientação do Ministério da Saúde, as pessoas devem manter atenção redobrada contra o Aedes Aegypti, uma vez que, estamos em época de proliferação.

Outra live ficou agendada para próxima sexta-feira (24).

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!