“COM CERTEZA NÃO É CORONA”, DIZ SECRETÁRIA DE SAÚDE SOBRE UM DOS CASOS SUSPEITOS EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Em mensagem divulgada por aplicativos de mensagem, Secretária de Saúde afirma que quadro do paciente é apenas gripal e pede calma da população.

POR AILTON RODRIGUES

750x450_covid

Uma mensagem divulgada em grupos de aplicativos de mensagens causou histeria nesta quarta-feira (01) em São Miguel do Gostoso, o fato é que uma pessoa com sintomas comuns de doenças respiratórias foi julgada como a primeira portadora de Covid-19 na cidade.

Fato este fez com que a Secretária de Saúde, Rose Vicente, se manifestasse publicamente pela primeira vez desde que o decreto de isolamento social foi publicado pela prefeitura municipal e desmentisse que o caso se tratava de um caso de Covid-19, mas de um quadro gripal.

Primeiro foi divulgada uma mensagem esclarecendo a situação do paciente identificado como Jacó Gomes Lima que é natural de Lajes, mas trabalha e reside em São Miguel do Gostoso. Confira:

Nota oficial da Secretaria de Saúde

Em relação ao paciente Jacó, ele é um paciente com quadro de gripe que está sendo atendido e monitorado pela equipe de saúde local. Neste momento ele é apenas um caso suspeito, por que ele viajou recentemente para Natal e Lajes em um ônibus com várias pessoas. O mesmo segue medicado, foi realizado um Raio-X de pulmão com imagem normal, acreditamos que se trata de uma gripe.

Mas ele segue em isolamento domiciliar até por 14 dias e acompanhado pelo PSF da sua área.

Rosimar Vicente
Secretária de Saúde.

Na sequência foi divulgado um áudio que reforça a nota e ainda critica a postura do paciente que se nega a seguir as orientações de isolamento. Enfatiza que Gostoso não há casos confirmados e que um caso suspeito aguarda resultado do teste, como já foi noticiado aqui mesmo no Contador. Veja alguns trechos do áudio

“O pior é que ontem mesmo eu cruzei com esse paciente na rua, ele andou em várias casas no bairro do Maceió (…) ao invés de fazer o isolamento domiciliar – que é o que todo mundo orienta – ele ficou na rua pra lá e pra cá (…) Ele está sendo medicado e orientado, agora peço caso o encontrem na rua, por favor nos comuniquem, porque ele está orientado a ficar em isolamento domiciliar.

(…) Ele está com mais de oito dias de gripe, então com certeza não é corona, mas mesmo assim estamos fazendo o possível e tomando todos os cuidados. Estou colocando essa mensagem no grupo para que as pessoas não fiquem apavoradas. Porque o que este moço está fazendo é uma auto promoção do quadro de saúde dele.

Só tivemos dois casos suspeitos em Gostoso, um está descartado e o outro aguarda resultado”, relata no áudio a Secretária Rose.

Outra medida tomada imediatamente após este rebuliço foi a divulgação do primeiro boletim epidemiológico do município que já havia sido cobrado por vereadores e até citado em um dos nossos artigos como mecanismo de comunicação com a população. Veja:

91737487_2734749513290927_3730919755096260608_o

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

 

 

Uma consideração sobre ““COM CERTEZA NÃO É CORONA”, DIZ SECRETÁRIA DE SAÚDE SOBRE UM DOS CASOS SUSPEITOS EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO”

Os comentários estão desativados.