SÃO MIGUEL DO GOSTOSO QUEBRA A BARREIRA DOS 10 MIL HABITANTES

Segundo o último censo divulgado pelo IBGE, município teve o 9º maior crescimento do país.

POR AILTON RODRIGUES

sao-miguel-do-gostoso-8
Praia do Tourinho em São Miguel do Gostoso

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um censo atualizado com o número de crescimento populacional do país e São Miguel do Gostoso apresentou um número surpreendente: foi o 9º município do Brasil que mais cresceu.

O número de habitantes da cidade saltou de 9.531 para 10.282 o que equivale a 7,9% de crescimento. O maior do estado. Severiano Melo, por exemplo, foi o oposto e foi a cidade potiguar que mais “perdeu” habitantes com uma queda de 12,8%.

São Miguel do Gostoso é o 3º maior destino turístico do RN, alguns grandes eventos estão alavancando essa estatística como a Mostra de Cinema de Gostoso e o Revéillon “Classe A”, todavia o advento da indústria eólica também é um grande fator para explicar esses números.

O dado do IBGE é importante porque pode finalmente dar esperanças para que o município avance o seu coeficiente de 0,6 para 0,8 e esta alteração significa aumento de repasse dos recursos federais. O outro lado da moeda é que mostra que as eleições municipais serão extremamente importantes para que seja definido um novo rumo de crescimento para os distritos da cidade, além da consolidação do município como uma potência potiguar.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).