SENAI OFERECE CURSO GRATUITO DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA

transferir

Anda esquecendo a porta da geladeira aberta? Tem chuveiro elétrico e demora no banho? Deixa a televisão ligada, mas não assiste? Então prepare o bolso porque nesse mês você vai levar um susto com a conta de luz!

Mas por que pagamos tão caro pela energia? A produção elétrica no Brasil é gerada, principalmente, por meio das usinas hidrelétricas. Porém, para que elas funcionem, é necessário possuir uma determinada quantidade de água armazenada. Quando os reservatórios estão em crise, por causa da falta de chuva ou do consumo inconsciente desse bem material, as geradoras acionam as usinas térmicas. Essas usinas são caras, pois funcionam por meio de combustíveis como carvão e gás natural.

Assim, em 2015, o governo decidiu adotar as bandeiras tarifárias, as quais indicam o custo de geração de energia no Brasil, ou seja, o quanto estamos pagando para consumir. Elas apresentam as seguintes cores: verde, amarela e vermelha. Quando verde, indica que os reservatórios de água estão cheios e as hidrelétricas funcionam normalmente. Quando amarela, o nível de água está baixo e as termoelétricas estão trabalhando. Quando vermelha, quer dizer que a geração de energia está sendo produzida, demasiadamente, por meio de combustíveis.

Para saber mais sobre esse assunto, separamos um curso gratuito onlinecompetência transversal – consumo consciente de energia. As aulas são oferecidas pelo Centro SENAI de Educação a Distância. No total, são 14 horas de aula. Você vai “conhecer os impactos da má utilização de energia elétrica e como isso afeta a sociedade direta e indiretamente”.

O que está esperando para mudar seus hábitos de consumo?

Para acessar o curso, basta realizar o cadastro gratuito clicando no botão azul Inscreva-se”.

Fonte: Canal do Ensino