FLIGOSTOSO: 2º DIA CONSAGRA EVENTO COM APRESENTAÇÕES MARCANTES

Segundo dia de FliGostoso tem autora “show-woman” e potiguar inspirado. Crianças dos distritos também comparecem.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN.

_DSC3413
Cléo Busatto: a autora fez sucesso no FliGostoso.

O Segundo dia do Festival Literário de Gostoso nesta sexta-feira (29) foi marcado pela interpretação da autora catarinense Cléo Busatto na narração das suas histórias. Com três performances durante todo o evento ficou evidente a paixão que ela sentia em estar declamando sua obra para os espectadores e isso foi cativante.

Entre oficinas, palestras e apresentações mais de 500 pessoas passaram pelo Centro de Cultura e entre eles professores de alguns distritos se mobilizaram para trazer seus alunos ao evento como foi o caso da Tabua.

O Contador preparou um resumo do que aconteceu, confira:

DE DIA…

_DSC3198
Espetáculo Cabe na Mala.

O espetáculo “Cabe na Mala” do grupo os Tapetes Contadores de Histórias do Rio de Janeiro abriu os trabalhos no segundo dia do FliGostoso e com muita criatividade e carisma contaram histórias com materiais diversos como tapetes, malas e aventais.

_DSC3698
Juliano Freire no FliGostoso.

A Oficina SESC Literatura trouxe o autor potiguar Juliano Freire que contou sobre sua história, destacando sua paixão pela literatura e enchendo de lições os corações das crianças e adolescentes que estavam assistindo. Todas as histórias dele tem como plano de fundo o Rio Grande do Norte,  sua obra que ainda está sendo criada se passa no seridó e recebeu o nome de “Gumercindo Mora no Castelo”.

Algumas das suas citações foram marcantes:

“Ninguém escreve bem se não for leitor. A escrita é alimentada pela leitura” – Juliano Freire.

“A criatividade é como um cavalo livre que passa na frente da gente, devemos pegá-lo e domá-lo” – Juliano Freire.

Para fechar a programação diurna com chave de ouro, a autora Cléo Busatto de Santa Catarina, que já tem mais de 20 obras publicadas, narrou de um de seus livros de forma intrigante e fascinante. A história contada na obra “Paiquerês: O Paraíso dos Caigangues” forneceu a todos uma verdadeira viagem. Confira um trecho:

DE NOITE…

Vai - Emanuel
Emanuel Neri e seu livro “Cabeças do Vento”.

Duas palestras foram programadas para noite, a primeira teve o jornalista Emanuel Neri falando do seu livro “Cabeças do Vento” que conta histórias de São Miguel do Gostoso pela ótica de relatos da sua família.

Na segunda, mais uma vez Cléo Busatto narrou uma obra para os ouvintes. Desta vez “A Fofa do Terceiro Andar” mostrou o tema do bullying na visão de Ana uma criança alegre, saudável e… fofa. Ao final, além de causar vários questionamentos, Cléo foi bastante aplaudida.

Confira as imagens de Ariclenes Silva sobre o segundo dia do FliGostoso:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Contador continua de olho no que acontece no FliGostoso. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.