COMO USAR RPG NA EDUCAÇÃO?

Olá Leitores do Contador!

As aulas tradicionais onde o professor utilizava lousa, caderno, livros e giz vem perdendo espaço com tantos recursos utilizados pelos estudantes de hoje, sendo assim cabe ao professor inserir outras ferramentas para dinamizar suas aulas e estimular seus alunos. E por que não inserir um jogo como RPG para complementar suas aulas?

O RPG é um jogo colaborativoonde os participantes interpretam papéis, esse tipo de jogo aguça a imaginação, estimula o raciocínio lógico, a colaboração, interação e socialização dos alunos.

Nas escolas, o RPG pode ser utilizado como atividade extraclasse dentro do período de aulas, realizado no horário de recreação dos alunos por exemplo, o professor pode explicar para seus alunos como funciona o jogo de RPG e estimulá-los a participar já que os mesmos nunca devem ser obrigados a participar.

O RPG como ferramenta pedagógica auxilia o estudante a dar sentido a tudo que ele aprendeu durante as aulas, através do jogo ele pode imaginar a situação e vivenciá-la conseguindo entender melhor todo conteúdo estudado.

Ao inserir o RPG o professor incentiva seus alunos a ler, escrever e pesquisar, embora seja um jogo cabe ao participante dominar sobre o assunto para criar e  interpretar seu personagem.

Em uma aula de história, por exemplo, onde os alunos estão aprendendo sobre o feudalismo, o professor vai  ministrar sua aula e auxiliar os alunos na construção de seus personagens, com isso os alunos buscam por mais informação e interagem mais entre si para compor seus personagens.

O professor pode montar uma equipe de RPG pedagógico, essa equipe será responsável por elaborar as aventuras de acordo com o que os alunos estão aprendendo e conforme sua serie, no RPG os fatos são apresentados pelo narrador que tem a função de descrever as situações e o cenário, os jogadores vão interagindo com os fatos descritos pelo narrador, assim eles vão vivenciando o que aprenderam nos livros e com isso assimilando o conteúdo que estão estudando.

E vocês? Já adotam o RPG na educação?

Até logo!

Fonte: Canal do Ensino

Autor: P. Eduardo

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-Graduando em Português e Matemática Numa Abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Ciência e Educação Tecnológica (IFRN). Professor/Tutor Formador do (Programa de Iniciação Tecnológica e Científica PROITEC para o IFRN. Professor da Rede Pública e Agente Administrativo da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso/RN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.