Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil , chega a São Miguel do Gostoso/RN no próximo dia 17 de janeiro (domingo).
RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Em preparação aos 300 anos de a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, festa que ocorrerá em 2017, a Arquidiocese de Natal realiza uma peregrinação por todas as paróquias do Estado do Rio Grande do Norte, conduzindo uma réplica da imagem original e uma intensa programação de orações, missas, procissões e carreatas.
Hoje a peregrinação ocorre no município de Jandaíra, e segue para São Bento do Norte, em seguida a imagem vai para o município de Parazinho/RN e 17 de janeiro (domingo) as 18h a imagem peregrina estará sendo recebida em uma concentração de féis no bairro do Maceió, em São Miguel do Gostoso, onde sairá em procissão até a igreja Matriz de São Miguel Arcanjo No dia 20 de janeiro (quinta) segue para o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes em Touros/RN.
Além da programação já em divulgação o Pe. João Maria dos Anjos declarou que haverá uma programação extra no dia 19 (terça-feira):
“No final da tarde (17h) teremos um momento de oração na Praia da Xêpa […] Não poderíamos deixar de conduzir a imagem peregrina ao nosso litoral e prestar homenagem aos nossos pescadores”.
Confira a programação:
Características da imagem original
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida achada em 1717 por pescadores no Rio Paraíba mede aproximadamente 40 centímetros e é composta de terracota, ou seja, argila que após modelada é cozida num forno apropriado.
Quando recolhida pelos pescadores, estava sem a policromia original, devido ao longo período em que esteve submersa nas águas do rio. A cor de canela que apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas por seus devotos.
Nenhum pensamento