Faltando menos de dois meses para a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso ter seu pontapé inicial, o Contador de Causos decidiu revirar o baú e lembrar alguns fatos que marcaram o evento.
POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN
Você já sabe que O Contador de Causos será a “casa” da 3ª Mostra de Cinema de Gostoso e os preparativos para o principal evento do ano no município já começaram com as gravações dos curtas gostosenses que neste ano também disputarão prêmios, porém em uma categoria especial.

Neste ano a Mostra será realizada de 13 a 17 de novembro e faltando menos de dois meses, os alunos do curso de audiovisual já estão correndo contra o tempo para preparar suas obras. Na página oficial do evento foram mostradas algumas imagens das gravações dos curtas “O Menino e a Caixa Misteriosa” e “Oferenda” que serão realizados nos distritos da Tabua e Novo Horizonte, respectivamente.
Este ano serão quatro filmes gostosenses, nos anos anteriores os alunos já haviam produzido os filmes O Contador de Causos (2013), Promessas (2014) e Entre Lonas (2014).
Outra novidade é que a lista com a seleção das obras desta edição será divulgada no próximo dia 12 de outubro e nós faremos toda a cobertura e análise das obras para você não perder uma única “cena”.

Agora quem quiser vir a Gostoso prestigiar, o Contador resolveu vasculhar nossos arquivos e conseguimos levantar algumas memórias sobre a Mostra, confira:
DE TODOS OS SOTAQUES
A Mostra de Cinema de Gostoso já teve duas edições (2013 e 2014), mostrando ao público diversas vertentes do cinema e incentivando a produção do cinema local. O evento já exibiu 113 filmes de mais de 15 estados brasileiros.
Sudeste e Nordeste disputam filme a filme o ranking de mais fornecedores de obras para a Mostra, o placar está 70 a 33 para o Sudeste. Será que o Nordeste encosta nesse ano?
Veja os estados que mais trouxeram filmes para Gostoso:

PASSOU POR AQUI

Em 2013, a Mostra teve a presença de Ana Maria Cascudo, filha de Luís da Câmara Cascudo, ela falou sobre a relação da família com o cinema e prestigiou todo o evento que teve seu pai como grande homenageado. O nome do troféu que foi entregue aos vencedores recebeu o nome do folclorista.
Ana faleceu no ano passado, mas deixou sua marca em Gostoso.
ARREPIO MARCANTE

Atração nos dois anos, o cineasta Rodrigo Aragão exibiu filmes de terror na Mostra Competitiva que aconteceu na Praia do Maceió, sempre com sucesso de público, os filmes “Mar Negro” e “Noite dos Chupacabras” são lembrados até hoje pelos nativos.
PECULIARES E ÚNICOS

O evento sempre se destaca pela sutileza dos detalhes, nas edições anteriores as bolsas distribuídas aos cineastas e para a imprensa chamaram atenção por terem sido confeccionadas por uma artesã chamada Ana Barbosa que trabalha com fibra de Tabua, uma planta da região. Além disso, as imagens dos filmes sendo exibidos na Praia do Maceió são de tirar o fôlego!
QUERIDINHOS?

Filmes com requinte de pré-indicados ou cotados ao Oscar sempre passam pela Mostra de Cinema de Gostoso, foi o caso de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014) e “Uma História de Amor e Fúria”. Curiosidade a parte, ambos ganharam os prêmios das edições ao qual participaram.
“A GENTE NÃO QUER SÓ CINEMA”

Outras atrações que não eram exatamente cinema, deram o ar da graça na Mostra, foi o caso dos grupos de Boi de Reis, do Pastoril e do teatro. Sempre proporcionando grandes momentos de lazer, as apresentações culturais foram sempre muito bem-vindas no festival. Em 2013, com o pessoal do “Nois Na Rua” o espetáculo “Hoje o Meu Boi Não Sai” foi o grande destaque.


SUCESSO GARANTIDO

Os debates sempre foram espetáculos a parte durante a Mostra, discutir e debater sobre o filme com o diretor que o criou foi uma mistura de muito sucesso. O público gostou e sempre comparece na manhã do dia seguinte depois que as obras são apresentadas na Praia.
Mas esses são apenas alguns momentos que poderão se repetir neste ano ou melhor, esperamos que aconteçam mais momentos inesquecíveis. O Contador continua de olho na Mostra de Cinema e é claro que vai contar tudo para você! Até qualquer hora!