MARCHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL REÚNE CENTENAS DE ESTUDANTES EM GOSTOSO

Com participação em peso dos funcionários públicos do município e da prefeita, cerca de 350 crianças saíram pelas ruas pedindo que se faça as denúncias e evite a exploração sexual.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Marcha reuniu cerca de 350 crianças e adolescentes.
Marcha reuniu cerca de 350 crianças e adolescentes.

Um gesto simbólico foi realizado nesta segunda-feira (18) em São Miguel do Gostoso pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). Uma marcha em prol da defesa da criança e do adolescente percorreu algumas ruas e avenidas do município e reuniu mais de 400 pessoas das mais variadas áreas sociais.

Carro de som foi usado para animar os caminhantes e entoar os
Carro de som foi usado para animar os caminhantes e entoar os “gritos de guerra”.

Culminando exatamente com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o evento reuniu ONGs como a AMJUS e o Espaço TEAR, as secretarias municipais de Saúde, Educação, Administração, Turismo e Comunicação, os escoteiros e desbravadores, além do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) e mais de 350 alunos de todo o município incluindo alguns distritos.

Pernas de pau do Espaço TEAR com Johny Ribeiro e Suanes Silva
Pernas de pau do Espaço TEAR com Johny Ribeiro e Suanes Silva
Esquete apresentada pelos alunos do distrito Novo Horizonte.
Esquete apresentada pelos alunos do distrito Novo Horizonte.

A marcha saiu da Rua das Arabaianas e foi concluída na Avenida dos Arrecifes, não teve nenhum imprevisto e ainda contou com algumas apresentações culturais. Uma delas com o grupo de música “Só Melodia” e a outra com os alunos do Novo Horizonte que encenaram um esquete de seis minutos.

Prefeita e secretários municipais acompanharam o evento.
Prefeita e secretários municipais acompanharam o evento.

ALGUNS NÚMEROS

Segundo a Fundação ABRINQ, só em 2014 foram 24,575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo que desses casos 19,165 foram de abuso e 5,410 de exploração sexual infantil. A recomendação para quem saber de algum caso é o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo para que esse tipo de crime não fique impune.

O Contador de Causos também diz não ao abuso e a exploração.

Continuamos de olho, até lá!

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.