Por assessoria de comunicação do Detran/RN

As ações educativas da Operação Verão 2026, desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), seguem intensificadas ao longo desta semana nas áreas litorâneas do Estado.
Durante a ação, dezenas de bugueiros e turistas são abordados pelas equipes do Detran/RN, que repassaram orientações de segurança no trânsito, além de distribuir material educativo e brindes, reforçando a importância da condução responsável e do respeito às normas de trânsito.
Na sexta-feira (30), as equipes educativas do Detran/RN estarão no município de São Miguel do Gostoso. As abordagens serão voltadas a condutores, usuários e empresas que atuam com a locação de quadriciclos e veículos do tipo UTV. Durante as ações, os técnicos do Detran orientam sobre a obrigatoriedade de habilitação na categoria B para condução desses veículos, a proibição de circulação em vias urbanas, o respeito à faixa de areia delimitada para o tráfego, além da necessidade de manter baixa velocidade e atenção redobrada ao cruzar áreas com circulação de banhistas.
“A Operação Verão é um momento em que intensificamos nossa presença nas áreas litorâneas porque há um aumento significativo no fluxo de veículos, turistas e atividades de lazer. Nosso principal objetivo é orientar e conscientizar as pessoas para que todos possam aproveitar esse período com segurança”, comentou o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Hamurab Figueiredo.
As intervenções contam ainda com o reforço do Teatro Educativo do Detran/RN, que utiliza três atores caracterizados como palhaços para dinamizar as atividades. Por meio de paródias musicais, são transmitidas mensagens sobre segurança viária, legislação de trânsito, respeito e gentileza no tráfego, além da responsabilidade coletiva na preservação de vidas e na prevenção de acidentes.
Durante a Operação Verão 2026, o Detran/RN atua em duas frentes integradas, sendo educação para o trânsito e fiscalização de condutores e veículos. As ações educativas e fiscalizatórias seguem ampliadas até o final do período de Carnaval, no mês de fevereiro.