12ª Mostra de Cinema de Gostoso terá ‘O Agente Secreto’ como sessão especial e mais de 30 filmes exibidos em 3 sessões diárias

Filme de Kleber Mendonça Filho é o representante brasileiro na corrida do Oscar 2026, além dele outros filmes nacionais serão exibidos na Praia do Maceió de 20 a 24 de novembro. Confira todos os selecionados.

Por Assessoria de Comunicação

Filme O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura — Foto: Victor Jucá/Divulgação

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso anunciou nesta última quarta-feira (05) a programação da Mostra Competitiva, que reúne uma seleção de longas e curtas-metragens nacionais e também das Sessões Especiais. O evento, reconhecido como uma experiência cinematográfica única no Brasil, acontece de 20 a 24 de novembro na paradisíaca Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), com sessões ao ar livre em uma sala de cinema de alta tecnologia.

Com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção em 4K e som 7.1, a sala proporciona conforto e qualidade de imagem e som, transformando a praia em um verdadeiro palco para o cinema brasileiro. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Prêmio do Público, definido por votação popular, e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas convidados. Também será oferecido um prêmio de pós-produção pelas empresas DOT e Místika para um filme da Mostra Competitiva.

O grande destaque deste ano ficou por conta das sessões especiais, além do clássico Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) de Marcelo Gomes será exibido o badalado O Agente Secreto (2025) dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura. O filme é o selecionado brasileiro para disputar o Oscar 2026.

    Veja todos os selecionados:

    Sessões Especiais

    🎥 O Agente Secreto

    • Ficção, 160 min, PE, 2025, 16 anos
    • Direção: Kleber Mendonça Filho
    • Sinopse: No Brasil de 1977, um professor especializado em tecnologia refugia-se de seu conturbado passado em Recife, onde chega em pleno carnaval. No entanto, a cidade lhe oferece um destino bem diferente da paz esperada por ele.

    Sessão Clássicos Restaurados do Cinema Brasileiro

    🎥 Cinema, Aspirinas e Urubus

    • ficção, 99 min, PE, 2005, 14 anos
    • Direção: Marcelo Gomes
    • Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.

    Filme de Encerramento

    🎥 Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui

    • Documentário, 90 min, RJ, 2025, livre
    • Direção: Mini Kerti
    • Sinopse: Professora, militante e guardiã de saberes amazônicos, Dona Onete se tornou uma estrela da música aos 72 anos, mas sua história começou muito antes. Neste documentário filmado entre rios e matas do Pará, Onete canta os banzeiros, os botos e os sabores da floresta com humor e sabedoria em uma celebração da Amazônia viva que pulsa em sua voz.

    Mostra Competitiva – Longas-metragens

    🎥 A Natureza das Coisas Invisíveis – Ficção, DF, 2025, 12 anos

    • Direção: Rafaela Camelo
    • Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

    🎥 Buenosaires – Documentário, PE, 2025, livre

    • Direção: Tuca Siqueira
    • Sinopse: Buenos Aires é uma pequena cidade brasileira que tem o mesmo nome da capital da Argentina. Seus moradores celebram essa coincidência nominal com a criação de vínculos afetivos manifestados no futebol e na cultura.

    🎥 Morte e Vida Madalena – Ficção, CE, 2025, 14 anos

    • Direção: Guto Parente
    • Sinopse: Madalena é uma produtora de cinema tendo que lidar ao mesmo tempo com a morte recente do pai, sua gravidez de 8 meses e a produção de uma ficção científica B onde tudo parece dar errado.
    Cais

    🎥 Cais – Documentário, BA, 2025, livre

    • Direção: Safira Moreira
    • Sinopse: Dois meses após o falecimento de sua mãe Angélica, Safira viaja em busca de encontrá-la em outras paisagens. Num curso fluvial, o filme percorre cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu (Bahia) e pelo Rio Alegre (Maranhão), para imergir em novas perspectivas sobre memória, tempo, nascimento, vida e morte.

    🎥 Aqui Não Entra Luz – Documentário, MG, 2025, livre

    • Direção: Karol Maia
    • Sinopse: Entre memórias pessoais e pesquisas históricas, uma cineasta, filha de uma trabalhadora doméstica, percorre o Brasil procurando rastros da escravidão na arquitetura. No caminho, encontra outras mulheres que enfrentam o mesmo legado.

    Mostra Competitiva – Curtas-metragens

    🎥 Dia dos Pais – Ficção, AM, 2025, 14 anos

    • Direção: Bernardo Ale Abinader
    • Sinopse: Em um futuro próximo, numa Manaus coberta pela fumaça das queimadas da floresta amazônica, pai e filho não conseguem se entender.

    🎥 Pupá – Documentário, RN, 2024, livre

    • Direção: Osani
    • Sinopse: Pupá mora em Acari/RN, onde sua presença originária marcante é sinônimo de alegria e liberdade. No dia a dia, ela se divide entre trabalhos domésticos, o ofício de cambista e a criação de lambedores, aos finais de semana Pupá deixa os afazeres e encontra nas serestas e rios o espaço onde reafirma o direito de viver sua própria autonomia.

    🎥 Presépio – Ficção, RJ, 2025, 12 anos

    • Direção: Felipe Bibian
    • Sinopse: No natal, Dejair tenta convencer sua família do absurdo que é dar uma arma para uma criança.

    🎥 Queimando por Dentro – Ficção, PE, 2024, livre

    • Direção: Enock Carvalho e Matheus Farias
    • Sinopse: Nascido em uma família evangélica neopentecostal, Samuel cresceu no coração de uma religião que ganhou grande influência no Brasil nas últimas décadas. Enquanto começa a explorar sua sexualidade e abraçar sua identidade queer, seu mundo é abalado quando seu pai, de forma abrupta, o proíbe de dançar na igreja. Um ponto de virada em sua vida é iminente.

    🎥 Laudelina e a Felicidade Guerreira – Documentário, RJ, 2025, livre

    • Direção: Milena Manfredini
    • Sinopse: Homenagem à Laudelina de Campos Mello, figura fundamental na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil. Militante negra e ativista incansável, Laudelina fundou o primeiro sindicato da categoria, enfrentando desafios históricos para garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento para milhares de mulheres negras. O filme resgata parte de sua trajetória e legado, evidenciando sua importância para os movimentos sociais e a luta antirracista no país.

    🎥 A Nave que Nunca Pousa – Documentário, PB, 2025, 10 anos

    • Direção: Ellen Morais
    • Sinopse: A Nave Que Nunca Pousa paira sobre uma comunidade quilombola no sertão da Paraíba. Os moradores locais precisam lidar com as consequências desse acontecimento. Uma ficção científica documental nas terras de Aruanda.

    🎥 Ressonância – Ficção, RN, 2025, livre

    • Direção: Anna Zêpa
    • Sinopse: O desejo de liberdade ainda ressoa em Margarida. A ideia de ficar presa em uma rotina cotidiana a deixa sem ar, sem fôlego.

    Mostra Panorama

    As sessões da Mostra Panorama acontecem em uma tenda geodésica climatizada com capacidade para 115 pessoas, instalada na Praia do Maceió, proporcionando ao público uma experiência cinematográfica acolhedora e imersiva à beira-mar.

    A realização da Mostra Panorama é viabilizada pela parceria com a Petrobras, patrocinadora máster do projeto. A Sala Petrobras, que foi sucesso de público na edição anterior, reafirma o compromisso da empresa com a cultura nacional e com projetos que têm a “Brasilidade” como inspiração, promovendo a diversidade cultural em todas as regiões do país.

    Veja os selecionados:

    LONGAS-METRAGENS

    Uma Baleia pode ser dilacerada como uma escola de samba

    🎥 Uma Baleia pode ser dilacerada como uma escola de samba – ficção, 70 min, RJ, 2025, 12 anos

    • Direção: Marina Meliande e Felipe M. Bragança
    • Sinopse: Arrábi herda uma escola de samba em ruínas e decide se desfazer de seus destroços. Com uma pequena trupe, percorre a cidade do Rio de Janeiro atravessando memórias, traumas esquecidos e fragmentos de um amor perdido. Livremente inspirado em “Moby Dick” de Herman Melville.

    🎥 As Travessias de Letieres Leite – documentário, 90 min, BA, 2025, livre

    • Direção: Iris de Oliveira e Day Sena
    • Sinopse: O documentário “As Travessias de Letieres Leite” retrata, com afeto e profundidade, a trajetória do maestro que revolucionou a música brasileira. Entre depoimentos e arquivos raros, revela sua pesquisa sobre as matrizes africanas e a criação do método UPB – Universo Percussivo Baiano.

    🎥 Futuro Futuro – ficção, 86 min, RS, 2025, 14 anos

    • Direção: Davi Pretto
    • Sinopse: Em um futuro próximo, onde os avanços em inteligência artificial coexistem com o surgimento de uma nova síndrome neurológica, um homem sem memória de 40 anos chamado K é acolhido por um clickworker solitário de 60 anos na parte empobrecida de uma chuvosa cidade brasileira. Após usar um viciante dispositivo IA em um curso para pessoas com a estranha síndrome, K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar o seu lugar no mundo.

    🎥 A Mulher Sem Chão – documentário, 79 min, PA, 2025, 10 anos

    • Direção: Auritha Tabajara e Débora McDowell
    • Sinopse: A turbulenta cidade de São Paulo reúne a maior população indígena do Brasil. Foi nos seus subúrbios que Auritha decidiu recomeçar a vida. Contadora de histórias, ela parece estar finalmente perto de se erguer e reconstruir uma família – contudo, os tormentos de suas ancestrais permanecem entre suas descendentes.

    CURTAS-METRAGENS

    🎥 E Seu Corpo é Belo – ficção, 23 min, RJ, 2024, 14 anos

    • Direção: Yuri Costa
    • Sinopse: Numa noite de soul… Carlos e Tony sangram suas mágoas.   Um misto de terror, romance e musical, em “E Seu Corpo É Belo”, é década de 1970, em meio às festas Black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.

    🎥 A Vaqueira, A Dançarina e O Porco – ficção, 10 min, CE, 2025, 16 anos

    • Direção: Stella Carneiro e Ary Zara
    • Sinopse: Uma vaqueira travesti encontra sua amada, uma dançarina negra, sob o controle de um porco sanguinário apaixonado por trufas. O que começa como uma fuga por amor aos poucos se transforma em um duelo surreal: um faroeste banhado a sangue, sororidade e resiliência.

    🎥 Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência – documentário, 15 min, AM, 2025, 12 anos

    • Direção: Mariellen Kuma
    • Sinopse: “Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência” conta sobre a trajetória da escritora trans manauara Márcia Antonelli, entre a força de sua literatura e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro histórico de Manaus.

    🎥 Inquietas – documentário, 12 min, RN, 2025, livre

    • Direção: Thaina Morais
    • Sinopse: Uma mulher caminha pelas ruas de Natal evocando memórias e inquietações de mulheres que sonharam, resistiram e escreveram a história da cidade. Um retrato sensível da força feminina em meio às tradições e rupturas do tempo.

      🎥 Quem Se Move – ficção, 20 min, SP, 2025, 16 anos
    • Direção: Stephanie Ricci
    • Sinopse: Uma noite lisboeta é atravessada pela intensidade de René, uma jovem brasileira em situação precária que ancorou na cidade, imersa em conflitos pessoais e existenciais. Festas queer, amor, rejeição e solidão atravessam seu corpo, deslocado entre dois continentes.

    🎥 Kaira e o Temporal – ficção, 20 min, CE, 2025, livre

    • Direção: Wagner Nogueira Mendes
    • Sinopse: Sob o domínio da Máquina-Metrópole Cronos, que apaga o passado para controlar o futuro, a jovem Kaira é a última esperança de reacender memórias perdidas e libertar um povo sem história.

    🎥 Boiuna – ficção, 20 min, PA, 2025, 14 anos

    • Direção: Adriana de Faria
    • Sinopse: Quando mãe e filha retornam a uma ilha no Pará, energias misteriosas passam a rondá-las. As duas precisarão da força de um gigante para seguir em frente.

    🎥 Fuá, o sonho – ficção, 20 min, RS, 2025, livre

    • Direção: Viviane JagFej Farias e Amallia Brandolff
    • Sinopse: Criada longe das tradições de seu povo, Fuá sonha com uma planta misteriosa. Com a mãe adoecida e sem cura nos remédios convencionais, ela busca respostas em uma jornada de cura e reconexão, precisa decifrar o sonho para curar sua mãe e encontrar com sua verdadeira identidade.

    Nós continuamos de olho.

    Avatar de Desconhecido

    Autor: Ailton Rodrigues

    Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

    Deixe um comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.