Mostra de Cinema de Gostoso anuncia novidade em 2025 com filmes para Mostra Potiguar

Nove curtas-metragens foram selecionados para a mostra potiguar que fará sua estreia na 12ª edição do evento.

Por Ailton Rodrigues

O Nó do Diabo de Igor Bezerra foi selecionado para Mostra Potiguar da MCG 12 – Foto: Rubens dos Anjos

Em sua 12ª edição celebrando o cinema nacional, a Mostra de Cinema de Gostoso inaugura em 2025 a Mostra Potiguar, uma nova janela dedicada exclusivamente à produção audiovisual do Rio Grande do Norte . A iniciativa marca um momento histórico para o evento e para o audiovisual potiguar, que vem crescendo em qualidade, diversidade e representatividade.

A Mostra Potiguar apresenta uma seleção de nove curtas-metragens realizados por cineastas do estado, revelando narrativas que transitam entre ficção, documentário e animação, com temáticas que vão da memória cultural à experimentação estética. A estreia da mostra reforça o compromisso da Mostra de Cinema de Gostoso com o fortalecimento da produção regional e com a valorização de novos talentos.

Para compor a equipe de curadoria da Mostra Potiguar, foi convidado o curador e realizador potiguar Rosy Nascimento, que se soma à equipe formada por Carine Fiúza, Eugenio Puppo, Janaína Oliveira, Mariana Souza e Matheus Sundfeld.

A criação da Mostra Potiguar é resultado do amadurecimento da cena audiovisual do Rio Grande do Norte, que vem se consolidando com produções autorais, narrativas potentes e uma crescente presença em festivais nacionais. A nova mostra é um convite para que o público mergulhe nas histórias e olhares que nascem do território potiguar e ganham força no cenário cinematográfico brasileiro.

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste: onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN.

Produção da Heco Produções e CDHEC; patrocínio Master, Petrobras, e realização do Ministério da Cultura.

Confira filmes selecionados para a Mostra Potiguar:

  • Medo de Cachorro
    Animação, 9 min, RN, 2025, livre
    Direção: Italo Tapajós
    Sinopse: O que são memórias? São recordações do passado ou uma idéia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si.
  • O Nó do Diabo
    Ficção, 18 min, RN, 2025, 14 anos
    Direção: Igor Bezerra
    Sinopse: Após uma noite de furtos, um trio de ladrões — Messias, Arthur e Sérgio — foge para uma mata e encontra, aos pés de uma árvore amaldiçoada, sacos cheios de dinheiro. À medida que a noite avança, seduzidos pela ganância, eles mergulham em uma espiral de violência e morte que termina com todos enredados mortalmente no medonho nó do diabo.
  • Passagem Única
    Ficção, 15 min, RN, 2025, livre
    Direção: Raquel de Queiroz
    Sinopse: Renata e Olivia são duas gêmeas idênticas que realizaram o sonho de passar no vestibular para o curso que elas queriam, porém elas moram em uma cidade do interior longe da faculdade e se deparam com a dura realidade do preço do transporte. Elas então decidem dividir uma única passagem para conseguirem ir para faculdade fazendo uma se passar pela outra enquanto enfrentam dilemas e desafios no caminho.
  • Trajeto do Desmoronamento
    Ficção, 14 min, RN, 2025, 10 anos
    Direção: Helena Antunes
    Sinopse: Em meio à destruição causada pela especulação imobiliária, uma mulher solitária percorre o trajeto de suas próprias ruínas. Ao explorar escombros físicos e emocionais, encontra uma figura enigmática que a desafia a confrontar seus demônios internos e algo além da sua própria sobrevivência.
  • Entre o céu e o mar
    Animação, 3 min, RN, 2024, livre
    Direção: Lindenberg Oliveira e Vanda Mafra
    Sinopse: Em conversas durante as oficinas de animação do projeto Anima Gostoso, era recorrente o assunto “Mar“ e seus segredos e seus mistérios e nesse caminho foram desenvolvidos personagens e cenários a partir do olhar de crianças autistas das oficinas, transformando suas vivências com o litoral de São Miguel do Gostoso em filme.
  • A Maré
    Documentário, 21 min, RN, 2025, livre
    Direção: Jair Libanio
    Sinopse: As histórias contadas por quem vive do Rio Potengi revelam o ritmo das marés e o pulsar de um rio que é memória, sustento e resistência. Entre o mangue, o tempo e a cidade, A Maré mergulha nas vozes e nos silêncios de quem molda o cotidiano às águas, atravessando lembranças, afetos e lutas que fazem do Potengi um espelho vivo da existência e da permanência.
  • As Dançadeiras de São Gonçalo
    Documentário, 16 min, RN, 2024, livre
    Direção: Jorge Andrade
    Sinopse: O documentário “As Dançadeiras de São Gonçalo” revela a força e a tradição das mulheres quilombolas da comunidade Pêga, em Portalegre (RN), por meio da Dança de São Gonçalo, manifestação centenária que mantém viva a memória, a fé e a identidade cultural de gerações.
  • Carnavaleska
    Ficção, 19 min, RN, 2025, 12 anos
    Direção: Hannah Carneiro e Cauã Brilhante
    Sinopse: Regina, uma jovem dona de um sebo, mergulha nos escritos do sambista Nelson Labareda, que relata sua paixão fulminante por Valeska durante as domingueiras e suas rodas de samba.
  • Recife Tem um Coração
    Documentário, 20 min, RN, 2025, 10 anos
    Direção: Rodrigo Sena
    Sinopse: Silvo Silva, conhecido como fenômeno do brega em Recife, Brasil, faz uma transmissão ao vivo com seus seguidores para comprar uma nova caixa de som.

Nós continuamos de olho.

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.