Com casa cheia, Mostra de Cinema de Gostoso abre 11ª edição com filmes que remetem memórias afetivas

Primeira noite da Mostra de Cinema de Gostoso teve a surpresa da presença de Maurício Kubrusly, casa cheia e filmes brilhantes que remeteram a memórias afetivas do público.

Por Ailton Rodrigues

Público na Mostra de Cinema de Gostoso 2024 – Foto: Sara de Santis

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso começou nesta última sexta-feira (22) com uma cerimônia leve, contida, mas que causou grandes emoções ao bom público presente que lotou a Praia do Maceió. Isso tudo graças a seleção de filmes de caráter afetivo que a curadoria selecionou para a primeira noite.

Antes de tudo, a abertura teve a presença de autoridades como a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e da Senadora Zenaide Maia (PSD). A prefeitura municipal de São Miguel do Gostoso foi representada pelo vice-prefeito João Eudes (PT) e pela Secretária de Turismo Janiele Linhares.

Governadora Fátima Bezerra – Foto: Sara de Santis

As emoções começaram mesmo após a apresentação dos filmes que seriam exibidos na noite, quando de surpresa o jornalista Maurício Kubrusly subiu ao palco junto a sua esposa Beatriz Goulart e foram ovacionados de pé.

O ex-repórter do Fantástico é o personagem principal do documentário Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí (2024) dirigido por Caio Cavechini e Evelyn Kuriki que conta a sua história com trechos de sua talentosa carreira até a fragilidade da doença que enfrenta hoje. A obra chega a plataforma de streaming Globoplay em 4 de dezembro.

O outro filme exibido foi o curta-metragem Ministra do Lixo (2024) que também foi realizado em formato de documentário e mostrou a história de uma ícone de São Miguel do Gostoso chamada Anna Raboud que com sua luta ajudou centenas de gostosenses levando projetos sociais e assistência de saúde para as comunidades.

Após tudo isso ficou clara que a linha narrativa escolhida pela curadoria na escolha dos filmes foi exatamente o de fomentar memórias afetivas. Kubrusly é um gênio da palavra e quando pegava o microfone e se embrenhava Brasil a dentro para escavacar histórias de brasileiros era ímpar, por sua vez, a história de Anna Raboud para os nativos de Gostoso tem peso de gratidão por tudo que ela conseguiu desenvolver com pouco recurso e muita força de vontade.

A Mostra de Cinema de Gostoso segue até o dia 26 de novembro e o Contador segue acompanhando.

Até qualquer hora!

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.