Feira agroecológica foi o projeto destaque de São Miguel do Gostoso para o reconhecimento da Green Destinations 2024.
Por Larissa Cavalcante

Três destinos do Rio Grande do Norte foram destacados na lista TOP 100 Stories 2024 da Green Destinations, um reconhecimento global às práticas exemplares de turismo sustentável. Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul estão entre os 14 destinos brasileiros premiados, anunciados durante a Conferência Global Green Destinations 2024, realizada virtualmente nesta última terça-feira (15).
Os destinos foram avaliados segundo critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), necessitando alcançar pelo menos 60% de conformidade para receber a premiação. Cada localidade premiada recebe um relatório detalhado que destaca pontos fortes e áreas para melhoria, fomentando ainda mais o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Este prêmio reforça a imagem do Rio Grande do Norte como um líder em turismo responsável, enfatizando o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, os destinos agora concorrem ao Green Destinations Stories Awards, que será entregue em março de 2025 durante a ITB Berlin, a maior feira de turismo do mundo.
Feira agroecológica é o destaque gostosense

A feira agorecológica foi o projeto indicado pela instituição como exemplo de turismo que pode integrar práticas sustentáveis e promover a economia local de maneira ecológica. Segundo o relatório as lições oferecidas pela prática do projeto são:
- A Feira Agroecológica e de Economia Solidária é um exemplo inspirador de como a cooperação, a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade pode gerar resultados positivos para uma localidade inteira.
- Os produtos expostos refletem a dedicação dos agricultores em cultivar alimentos saudáveis em harmonia com a ambiente. Além disso, o empreendedorismo solidário fica evidente nas peças artesanais que contam histórias da região e mostrar o talento dos artistas locais.
- A feira agroecológica oferece oportunidade para oferecer aos moradores das comunidades rurais de São Miguel do Gostoso espaço de troca/venda/aquisição de produtos agroecológicos, artísticos e artesanais, bem como de convívio, lazer e troca de habilidades, conhecimento e criatividade.
- Os visitantes podem saborear iguarias cultivadas organicamente, como frutas frescas da estação, doces, pratos típicos, e explorar uma variedade de produtos artesanais. A ligação direta entre produtores e consumidores reforça a importância do consumo consciente e valoriza a identidade cultural da cidade.
- Numa altura em que as comunidades procuram reforçar a sua autonomia e promover práticas sustentáveis, o A Feira Agroecológica e de Economia Solidária de São Miguel do Gostoso se destaca como modelo a ser seguido.
Sobre a Green Destinations
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia o turismo sustentável mundialmente através de certificações e orientações técnicas. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, que promove a sustentabilidade em várias regiões do país.
Nós continuamos de olho.
Texto original: https://opoti.com.br/santa-cruz-sao-miguel-do-gostoso-e-tibau-do-sul-recebem-reconhecimento-internacional-por-praticas-de-turismo-sustentavel/